No primeiro dia do programa eleitoral após o ataque ao candidato Jair Bolsonaro, o senador e candidato à Presidência, Alvaro Dias (Podemos) manifestou solidariedade ao adversário e condenou a violência. Alvaro abriu o programa desejando pronto restabelecimento ao candidato do PSL. Ele disse que construiu sua vida pública combatendo “a corrupção, as mordomias e os vagabundos, mas indignação e raiva são coisas bem diferentes”. Para Alvaro, o ódio não vai construir um país melhor. “Eu sempre soube que não é na faca, nem na bala que vamos resolver os problemas”, argumentou. 

Apoio
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, do PDT, partido coligado ao MDB do candidato ao governo João Arruda, declarou apoio à candidatura de Ratinho Junior (PSD) ao Palácio Iguaçu. Maia atuará na campanha de Ratinho Jr como coordenador político da região. Arruda disse que esperava apoio de Maia. “Vemos essa postura com tristeza. Sendo do PDT, esperávamos que ele acompanhasse o partido e coligasse conosco, principalmente após a desistência do Osmar. Mas ele deve ter tido os motivos dele”, afirmou. 

Compromisso
Até a desistência do ex-senador Osmar Dias (PDT) da corrida pelo govenro, Ulisses Maia se mantinha fiel. Após Arruda assumir o posto de candidato na chapa MDB/PDT/PCdoB, Maia demorou a se manifestar. “Consideramos, em primeiro lugar, seu compromisso com transformações urgentes na condução do Paraná e de suas demandas”, alegou o prefeito, que é adversário político do grupo da governadora Cida Borghetti e seu marido, o ex-ministro da Saúde e deputado federal Ricardo Barros (PP).

Transporte
A governadora e candidata à reeleição Cida Borghetti (PP) garantiu,em encontro com lideranças de São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), que manterá os investimentos necessários do governo do Estado para apoiar a reintegração do transporte coletivo entre Curitiba e RMC. Segundo ela, já existem estudos em andamento para reintegrar 29  conexões metropolitanas, como a retomada recente da linha Barreirinha/São José dos Pinhais. “Nós não somos de prometer nada. Venho aqui conversar e escutar a população e firmar com compromisso da reintegração”, disse.  

Novas linhas
Estão em estudos novas linhas de integração nos municípios de Piraquara, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Quitandinha, Campo Largo, Colombo, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul e Araucária. A candidata lembrou que, com o apoio do governo do Estado, desde 2017, sete linhas foram reintegradas e voltaram a fazer parte da rotina dos usuários de Curitiba e região. A mais recente é a Cachoeira/ Caiuá que voltou a circular em agosto. O subsídio que o governo do Estado oferece ao transporte coletivo da RMC será mantido, prometeu Cida. Em julho, a governadora repassou R$ 71 milhões do governo estadual para a prefeitura de Curitiba e esse recurso garante a manutenção da tarifa em R$ 4,25 e possibilita o avanço nos estudos para a ampliação da integração. Além disso, de acordo com a prefeitura será possível renovar a frota.

Costela
O candidato ao governo do estado pelo MDB, João Arruda, participou ontem da Festa Nacional da Costela, no CTG  – Fronteira da Amizade, em União da Vitória (região Sudoeste). A 11ª edição do evento durou três dias e reuniu mais de seis mil pessoas. João Arruda caminhou entre as pessoas, cumprimentou-as, posou para fotos com os colaboradores e degustou uma porção da costela assada em fogo de chão.