Divulgação

O governador eleito Ratinho Júnior (PSD) anunciou ontem mais dois nomes que vão compor seu futuro governo. Luiz Fernando Garcia da Silva será o presidente da Administração Portuária dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Já o coronel João Alfredo Zampieri, atual secretário do comando da 5ª. Divisão do Exército de Curitiba, será o novo Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR). 

Experiência
Luiz Fernando Garcia da Silva é o atual Diretor-Presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) e já foi assessor especial do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, coordenador do Grupo de Trabalho, que estudou a solução para o problema da dragagem do Porto de Santos (SP) e integrou o grupo de trabalho para a desburocratização e simplificação da legislação portuária. “O Luiz Fernando é hoje um dos nomes mais conceituados e um dos profissionais com maior conhecimento na área portuário brasileira. Com a sua vinda, podemos implementar o programa de inovação que planejamos para os portos do Paraná”, disse Ratinho Jr.

Vocação
O coronel Zampieri já está participando das reuniões técnicas da equipe de transição na área de infraestrutura e disse que pretende desenvolver um trabalho de valorização da área de infraestrutura, um dos pilares do programa de governo de Ratinho Jr. “A minha ideia, é potencializar a vocação do DER que é promover a infraestrutura de transporte em todas as regiões e no desenvolvimento econômico e social do Estado”, explicou.

Modelo
O governador eleito e o futuro secretário de educação, Renato Feder, se reuniram na quarta-feira com o empresário Jorge Paulo Lemann, dono da 26ª maior fortuna do mundo e que aplica tempo e parte dos recursos na Fundação Lemann, uma organização familiar e sem fins lucrativos que colabora com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil e para resolução de problemas sociais do país. O encontro faz parte do planejamento do Estado para os projetos que serão aplicados na educação. “Estamos buscando conhecer as melhores experiências na área, fazer parcerias e conseguir apoio de instituições referência como a Lemann, para implementar projetos que façam do Paraná um modelo em educação”, afirmou Ratinho Junior.

Impacto
Lemann apresentou à equipe paranaense as melhores práticas e materiais pedagógicos utilizados no mundo e experiências que deram certo em outros países. “Ele nos mostrou também um estudo que mostra o impacto que a educação produz no PIB ( Produto Interno Bruto) de uma região. O levantamento mostra que quando a educação melhora um pouquinho, o PIB melhora muito”, explicou Feder.

Bloqueio
A Justiça decretou o bloqueio dos bens do ex-prefeito de Lunardelli (Norte Central), Hilário Vanjura, e da ex-secretária de Administração do município e o companheiro dela, além de uma empresa de lavagem de veículos, no valor total de R$ 56 mil. De acordo com as investigações do Ministério Público, a ex-secretária e o ex-prefeito autorizaram a abertura de licitação para a contratação de empresa para prestação de serviços de lavagem de veículos e maquinários da frota municipal. Para compor os preços de referência, a então secretária buscou orçamentos em empresas de cidade vizinha, o que teria aumentado os valores e provocado o superfaturamento da licitação. A única empresa que concorreu e se sagrou vencedora tinha como proprietário de fato o companheiro da ex-secretária. Os preços dos serviços foram superfaturados em 30% do valor de mercado.