Chico Camargo/CMC

A maioria dos vereadores de Curitiba rejeitou assinar moção de repúdio ou protesto contra os cortes de 30% em universidades aplicados pelo Ministério da Educação. em votação simbólica nesta terça-feira (7). A base passou a rejeitar a proprosta após falas do vereador Wolmir Aguiar (PSC) e do líder do prefeito na Casa, Pier Petruziello (PTB), ambos contrários. De iniciativa da Professora Josete (PT), o requerimento criticava o corte de R$ 48 milhões do orçamento de 2019 da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Debate
Nove vereadores se manifestaram sobre a proposta. Josete recebeu o apoio de Professor Euler (PSD), de Maria Leticia Fagundes (PV) e de Noemia Rocha (MDB). Além de Wolmir e Pier, Ezequias Barros (PRP), Julieta Reis (DEM) e Mauro Ignácio (PSB) defenderam a derrubada da moção de repúdio. “Ninguém é favorável ao corte na educação, mas é difícil fazer essa avaliação sem estudar as prestações de contas das instituições”, justificou Pier Petruziello. Josete rebateu: “Nós já tínhamos a avaliação que haveria desmonte, não só da universidade pública mas de toda a educação”

Passaporte pra família
Onze deputados federais paranaenses estão entre os parlamentares que usaram seus mandatos para obter passaportes diplomáticos para familiares. Reportagem do Uol revelou ontem que 404 filhos e cônjuges de deputados obtiveram acesso ao benefício na atual Legislatura. No caso do Paraná, há três parlamentares que detêm quatro passaportes diplomáticos cada. Sandro Alex (PSD), que hoje é secretaria de Infraestrutura do Paraná, conseguiu passaportes para si, para a esposa e dois filhos; Reinhold Stephanes Jr. (PSD), suplente de Sandro Alex, assumiu a vaga e também pediu quatro passaportes. O outro com quatro passaportes é Evandro Roman (PSD). Boca Aberta (Pros) beneficiou a esposa e o filho, que é deputado estadual pelo Paraná. Sérgio Souza (MDB) também obteve dois passaportes.

Só esposas
Além desses, aparecem com dois passaportes na lista os deputados Giacobo (ele e o filho); Hermes “Frangão” Parcianello (ele e a esposa); Luciano Ducci (ele e a esposa); Luís Nishimori (ele e a esposa); Rubens Bueno (ele e a esposa); Schiavinato (ele e a esposa). Segundo o Itamaraty, todos os dependentes que recebem o passaporte diplomático precisam ser dependentes econômicos do primeiro titular. Questionados pelo Uol, a Câmara dos Deputados e o Itamaraty negam irregularidades nos processos.

Presos em protesto
Familiares de presos na Penitenciária Estadual de Piraquara 1 e na Penitenciária Estadual de Piraquara 2 estão organizando uma manifestação para protestar contra as condições a que os presos são submetidos nas duas unidades. Nesta quarta (8), os manifestantes pretendem fazer uma caminhada, a partir das 13h30, saindo da frente da prefeitura de Curitiba até o Fórum de Execução Penal (Avenida João Gualberto, 741), no Alto da Glória, para chamar a atenção das autoridades para as ações dos agentes do SOE e sobre constantes humilhações e maus tratos sofridos tanto pelos detentos como familiares. São aguardados participantes de várias regiões do estado. Os organizadores esperam reunir cerca de 1 mil pessoas no ato.