Divulgação

Em mais um lance da guerra de bastidores da eleição para prefeito de Curitiba, o PSD da Capital vetou a entrada do vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSDB), no partido. A tentativa de filiação de Pimentel na legenda é apontada como uma estratégia do grupo do atual prefeito, Rafael Greca (DEM), de quem o tucano é vice, para atrair o apoio da sigla para sua reeleição, em prejuízo da pré-candidatura do secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho e deputado federal licenciado, Ney Leprevost (PSD). O PSD curitibano também confirmou o lançamento da pré-candidatura de Leprevost para o próximo dia 4. Por lei, os partidos têm até o próximo dia 4 de abril para filiar os futuros candidatos às eleições deste ano.

Infiltração
O requerimento vetando o ingresso do vice de Greca foi apresentado pelo vereador professor Euler. “A gente tem visto com muita tristeza essas notícias plantadas de que um grupo adversário tentaria de forma antiética infiltrar alguém em nosso partido para tentar inviabilizar a candidatura de Leprevost”, disse Euler. “Tenho três anos de mandato, fiscalizando o prefeito Rafael Greca e discordando de muitas das suas decisões e métodos. Não temos como aceitar esta articulação do grupo do Beto Richa, do (Giovani) Gionédis, do Deonílson Roldo e do Catani”, afirmou o vereador. O partido também aprovou ontem a filiação do vereador Mestre Pop, que está deixando o PSC.

Fundo eleitoral
Leprevost defende que os R$ 2 bilhões reservados pelo Congresso para o fundo eleitoral de campanha seja destinado ao sistema de saúde. “O que não dá é para gastar 2 bilhões de reais do dinheiro público em campanhas eleitorais enquanto comerciantes terão que fechar as portas durante a pandemia, trabalhadores ficarão desempregados, crianças perderão aulas e idosos correrão risco de vida”, considerou. Sei que alguns políticos tentarão me crucificar por defender esta ideia. Mas é a minha opinião e, se for legalmente possível, será uma luta justa”, disse.

Eventos
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/PR) está suspendendo dois seminários e três cursos que realizaria até o final do mês, em Curitiba e no interior do estado. Informa que atende assim recomendação das autoridades sanitárias que pedem para que sejam evitadas concentrações de pessoas, como forma de impedir a propagação no novo coronavírus. Os eventos serão reagendados.

Agendamento
Também por causa do coronavírus, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) recomenda que os eleitores que necessitem utilizar os serviços da Justiça Eleitoral façam um prévio agendamento pela internet e, desta forma, diminuam o tempo de espera nas centrais de atendimento de todo o Estado. Eventos da Justiça Eleitoral do Paraná poderão ser suspensos conforme apreciação da Diretoria-Geral, submetida à análise da Presidência.

Aposentadoria
O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou que enviará à Assembleia Legislativa, uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) assegurando a paridade e a integralidade aos servidores das forças de segurança pública que ingressaram após 2003, com a condição de permanecerem no serviço público por mais cinco anos ao estabelecido nas novas normas previdenciárias estaduais.

Mais votado
Gilberto Giacoia foi o mais votado na eleição para o Procurador Geral de Justiça do Paraná, com 595 votos, seguido por Fuad Chafic Abi Faraj (103). Participaram do pleito, 738 membros da instituição (dos 764 integrantes) e cada um pôde votar em até dois candidatos. Houve 48 votos em branco e 54 nulos. A lista agora será encaminhada ao governador Ratinho Júnior (PSD) que tem a atribuição para indicar quem vai ocupar o cargo até 2022.