Agenda Brasil Sustentável cobrará propostas de Dilma e Aécio

Por Ceres Battistelli / cerestb@gmail.com

Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) disputarão à Presidência da República no segundo turno, marcado para o dia 26 de outubro. A Agenda Brasil Sustentável – entidade formada por 63 organizações – promete exigir dos candidatos à Presidência da República, bem como dos novos eleitos, que assumam explicitamente, responsabilidades e compromissos com o desenvolvimento sustentável. Em um processo coletivo a Agenda Brasil construiu uma plataforma que reúne princípios e propostas, divididos em sete temas estratégicos para o desenvolvimento no país.

O objetivo é debater os programas de governo e discutir perspectivas para os temas da Agenda no novo mandato presidencial. Entre os compromissos que integram a agenda estão a redução da pobreza, das desigualdades e em prol da qualidade de vida de todos os brasileiros.

Governo brasileiro aumenta impostos da bicicleta
O governo do Brasil acaba de aumentar de 20% para 35% (limite máximo permitido pela Organização Mundial do Comércio) a alíquota da bicicleta e de outros sete novos produtos incluídos na Lista de Exceção da Tarifa Externa Comum. Com isso, as bicicletas importadas comercializadas no país devem ficar ainda mais caras. O aumento se justifica pelo acréscimo no Imposto de Importação, aprovado em setembro pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A organização alega que com os novos valores aplicados ao comércio internacional, os produtos nacionais devem ganhar mais competitividade no mercado. Além disso, o governo também estuda propostas de aumentar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aplicado às bicicletas importadas.

Vale lembrar, que a medida vai contra todas as tendências mundiais de tornar a bicicleta mais acessível à população, já que é um meio de transporte alternativo e não-poluente.

Aliança Bike é contra aumento de impostos
A Aliança Bike – entidade que congrega 45 associados fabricantes, importadores, distribuidores e lojistas – manifestou-se contra os aumentos nos impostos de importação de bicicletas e de pneus para bicicletas anunciados pelo governo. Os associados que integram a entidade produzem anualmente um faturamento de R$530 milhões, recolhendo consequentemente R$238 milhões em impostos e gerando 910 empregos diretos. Eles defendem ações que promovam o desenvolvimento e o crescimento do setor, beneficiando consumidores, empresas e a sociedade. A íntegra da nota pode ser lida pelo site https://www.pedal.com.br/alianca-bike-contra-aumento-de-impostos-bicicletas-caloi_texto5286.html

Compromisso pelo saneamento
A Unilever anunciou que irá ajudar 25 milhões de pessoas a obter acesso ao saneamento básico e água de qualidade até 2020. O anuncio foi feito no Global Citizen Festival, em Nova York, no último dia 27 e faz parte do Plano de Sustentabilidade da empresa. Estima-se que 2,5 bilhões de pessoas – mais de um terço da população mundial – vivem sem acesso ao saneamento adequado. Dessas, mais de um bilhão de pessoas continuam a praticar a defecação aberta. Essa situação tem um impacto sério na saúde, nutrição e educação das pessoas, na igualdade de gênero e no desenvolvimento econômico sustentável.

Apple planeja MacBook movido a energia solar
A Apple está cada vez mais perto de lançar um MacBook movido a energia solar. A empresa norte-americana já possui a patente da tecnologia e prepara um computador altamente inteligente e eficiente.

Conforme definido no projeto de patente, as placas fotovoltaicas seriam instaladas na superfície traseira do computador portátil. No entanto, o grande diferencial é ter o visor de duas faces, que, dependendo do material escolhido para a fabricação, pode permitir a passagem de luz apenas quando desejado. A marca canadense, WeWi, já até produziu os aparelhos que descartam as tomadas. Apelidado de Sol, o modelo te autonomia de até dez horas após ser recarregado por energia solar durante duas horas.

Crianças da Escola Terra Firme criam croquis de Curitiba
A Escola Terra Firme vai presentear a cidade de Curitiba com croquis daquilo que as crianças imaginam ser a Curitiba do Futuro.

A professora de artes Katiuscia Trevisan Cornelsen e o artista Simon Taylor levaram, esta semana, alunos e outros participantes do movimento Croquis Urbanos no bebedouro do Largo da Ordem. Lá eles representaram o contraste da preservação da história com a imaginação do futuro.