O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Para celebrar esta data, a Agência Nacional de Águas lançou o hotsite Águas de Março 2014. Pelo endereço https://aguasdemarco.ana.gov.br/2014/ é possível obter informações sobre eventos que acontecem no País relacionados Dia da Água, cujo tema de 2014 é Água e Energia. Além disso, no hotsite, qualquer internauta pode divulgar eventos realizados para comemorar o Dia Mundial da Água.
Curiosidades Hídricas
A escolha do tema Água e Energiapela Organização das Nações Unidas (ONU) se deu porque água e energia estão interligadas, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica dependem dos recursos hídricos. Segundo dados da Agência Internacional de Energia, um aumento de 5% do transporte rodoviário no mundo até 2030 poderia aumentar a demanda por água em até 20% na agricultura, devido ao uso de biocombustíveis. Outro dado da ONU aponta que cerca de 8% da energia gerada no planeta é utilizada para bombear, tratar e levar água para o consumo das pessoas. Além disso, os recursos hídricos são utilizados para a geração de energia geotérmica, que é uma alternativa energética em países com escassez de água.
Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Desde então, as celebrações ao redor do globo acontecem em 22 de março a partir de um tema anual, definido pela própria ONU, com o intuito de abordar os desafios relacionados aos recursos hídricos. Em 2003, o Brasil instituiu o Dia Nacional da Água, também celebrado em 22 de março.
Programação no Paraná
No Paraná, a programação da Semana da Água já começou e prossegue até o dia 24 de março. Nesta data, será lançado o Ano Pedagógico da Água, uma parceria entre as Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Estado da Educação. Outras atividades estão previstas em todo o Paraná como, plantio de árvores nas margens dos rios, ações de educação ambiental, palestras, teatros e muito mais. Apenas no ano de 2013 foram investidos R$ 26 milhões para projetos de conservação e melhoria da qualidade e quantidade da água dos rios do Estado.
O trabalho de conservação dos rios, canais, mananciais de abastecimento público, bacias e microbacias hidrográficas é coordenado no Paraná pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e desenvolvido por diferentes instituições, entre elas, o Instituto das Águas do Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, Sanepar e Secretaria da Agricultura e Abastecimento.
Beto Richa faz gol de placa na área ambiental
Após dez anos aguardando a aprovação do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral (Colit), o governador Beto Richa marcou um golaço na área ambiental com a aprovação dos planos diretores de Guaratuba e Matinhos. A articulação técnica e política contou com a eficiência do secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, e com apoio de um time de primeira, coordenado pela arquiteta Carmem Leal. Os planos diretores foram revisados em 60 dias. Com isso, os municípios poderão, por exemplo, conter invasões em áreas de risco e de preservação, promover o desenvolvimento e o ordenamento do uso e ocupação do solo e proteger o meio ambiente.
Aplicativo que estimula caronas é lançado no Brasil
Um novo aplicativo foi lançado no Brasil para facilitar a busca por caronas de longas distâncias e, com isso, reduzir o trânsito e gerar uma economia de, no mínimo, 40% com o transporte em uma viagem compartilhada.
O app WeGo está disponível para download gratuito pelo Google Play ou pelo site. Qualquer pessoa pode se cadastrar no sistema. Quem dirige e quer oferecer uma vaga, cadastra o destino, hora de saída e chegada, além de uma sugestão de doação para as despesas da viagem. Quem precisa de carona, encontra os carros disponíveis para a data e o destino desejado. Outra preocupação da empresa é a segurança. O passageiro pode escolher ir com o motorista mais bem avaliado. Quem dirige também pode escolher se aceita ou não o pedido de carona de um passageiro após ver a sua reputação.