Começar 2014 incluindo entre as suas metas ações mais sustentáveis e que possam contribuir para um meio ambiente equilibrado e para a qualidade de vida é uma excelente iniciativa. E por que não começar agora? Para ajudar os leitores, a Coluna Conteúdo Sustentável traz algumas dicas para que o seu ano siga a linha da sustentabilidade.
DICAS
Ao comprar, prefira artigos sustentáveis e com o menor número de embalagens. Dê preferência às marcas e lojas preocupadas com as questões ambientais. Rejeite as sacolas plásticas oferecidas pelos estabelecimentos. Leve sua própria sacola quando for às compras de Natal, feira ou supermercado. Compre localmente, evitando deslocamento ao ir às compras e evitando a emissão de gás carbônico na atmosfera. E lembre-se: ser sustentável é ajudar a reduzir o impacto ambiental sobre o planeta e garantir uma vida melhor em sociedade.
VAI PARA PRAIA?
Fique atento a sinalização do Instituto Ambiental do Paraná e tome banho de mar apenas nos locais onde a bandeira estiver da cor verde. Se a bandeira estiver vermelha, significa que a água está poluída. Este ano o IAP irá monitorar 47 pontos para banho nos 90 quilômetros de orla do Litoral do Paraná. Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide. Também é importante que o veranista verifique a ligação de esgoto da sua casa de verão com a rede coletora do município, garantindo que ele seja destinado corretamente, sem causar contaminações. A partir do dia 20 de dezembro o IAP passa a divulgar semanalmente a qualidade da água nas praias do Paraná. Basta acessar www.iap.pr.gov.br
PRANCHA PET
O Instituto das Águas do Paraná – autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – promoverá nos meses de janeiro e fevereiro oficinas para confecção de pranchas ecológicas produzidas com garrafas PET, no Litoral do Paraná.
Durante quatro finais de semana da temporada da Operação Verão, ps surfistas e recordistas mundiais, Serginho Laus, e o surfista gaúcho, Jairo Lumertz, criador do projeto Prancha Ecológica, vão ensinar crianças, jovens e adultos a confeccionarem as próprias pranchas com garrafas pets.
DATAS DAS OFICINAS
O projeto Prancha Ecológica acontece entre os dias 10 a 12 de janeiro, em Guaratuba, na Praia do Morro do Cristo. Entre os dias 17 a 19 de janeiro a oficina será, em Caiobá, na Praia Mansa. Nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, as oficinas estarão em Pontal do Sul, na Praia da Galheta. Já nos dias 30 e 31 será a vez dos veranistas e moradores da Praia da Encantadas, na Ilha do Mel participarem das oficinas. Nos dias 01 e 02 de fevereiro, o projeto será levado à comunidade de Brasília, na Ilha do Mel.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Divididas em fases, as oficinas iniciam com palestras socioambientais, levando a educação através do esporte. Na segunda fase, os participantes receberão orientações de como confeccionar as pranchas com garrafas pets, incentivando a prática do esporte, a conscientização e a preservação ambiental e a importância da separação de resíduos. Na terceira fase, os participantes colocam em prática na água os ensinamentos recebidos na areia.
ESPÉCIES EXÓTICAS
O trabalho do IAP de erradicação de espécies exóticas invasoras em Unidades de Conservação (UCs) Estaduais continua trazendo resultados e será ampliado em 2014. Para o próximo ano está prevista a Revisão da Lista das Espécies Exóticas Invasoras do Paraná e a criação da Rede de Colaboradores sobre Espécies Exóticas Invasoras. A Rede terá um espaço virtual para registro de pesquisas, atividades e descobertas científicas na área de atuação. Também serão promovidos treinamentos para técnicos dos municípios. O objetivo é promover a erradicação e o controle das espécies exóticas invasoras em UCs municipais, praças e ruas, prevendo a substituição por espécies nativas.