Bitucas com destino certo
A Lei que proíbe fumar em locais fechados trouxe um outro problema: o aumento no volume de bitucas de cigarro jogadas nas ruas e em áreas públicas. Para conscientizar a população sobre o descarte adequado deste tipo de resíduo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e a Souza Cruz estão lançando a campanha Bituca no lixo:atitude de cidadão. A ação é inédita no país. O adesivo será afixado nos quase 20 mil estabelecimentos atendidos diretamente pela empresa em todos os 399 municípios do estado. As bitucas correspondem a 0,02% da massa total de resíduos sólidos (lixo) do Paraná. O secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, participa do lançamento da campanha nesta sexta-feira (02), às 14h30, em Curitiba.
Esquenta a Panturrilha
Acontece nesta quarta-feira (31), a partir das 19 horas, no Parque Barigüi, a 3ª edição do Esquenta Panturrilha – prova de corrida de rua realizada pela Nosso Time projetos esportivos, com o apoio da Prefeitura de Curitiba e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Um detalhe muito bacana para esta edição é que os inscritos na prova ganharão um EcoHead – gorro multifuncional e ecologicamente correto para proteger os corredores do frio e do sol. O mais importante: o gorro é produzido com a reciclagem de duas garrafas PETS. Vale lembrar, que o Brasil produz anualmente 6 milhões de garrafas PET que levam dezenas de anos para se decompor e, muitas vezes, são destinadas de maneira incorreta, poluindo os rios e mares. As inscrições para o Esquenta Panturrilha podem ser feitas pelo site www.esquentapaturrilha.com.br
Como ser um turista sustentável
Muitos hotéis, pousadas e turistas estão seguindo as orientações da Campanha Passaporte Verde, disponível no site www.passaporteverde.gov.br. O guia traz informações sobre o turismo sustentável e , atividade que respeita o meio ambiente e favorece a economia local. No Brasil, a campanha é coordenada pelos ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
As práticas do turista sustentável vão desde o planejamento da viagem até o meio de transporte utilizado. Confira algumas dicas: evitar o uso desnecessário de água, utilizar por mais de um dia suas toalhas de banho e rosto, ligar o ar-condicionado apenas quando necessário, recolher e separar o lixo produzido, não retirar plantas, nem levar lembranças do ambiente natural para casa, não comprar animais silvestres e ajudar na educação de outros visitantes.
Musicletada
O Musicletada – festival que reúne música, cultura, gastronomia e mobilidade – também abordará ações de sustentabilidade em sua próxima edição que acontece, no dia 21 de setembro, Dia Mundial Sem Carro, em Curitiba. A organização do Musicletada está recebendo projetos sustentáveis de empresas que têm interesse em divulgar suas iniciativas no festival. Basta enviar um email para [email protected]. Em 2012, cerca de 60 mil pessoas participaram da programação do festival.
Ceres Battistelli é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.