O Brasil apresentou, no último dia 27 de setembro (domingo), o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025, em comparação aos dados registrados em 2005. O anúncio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff em cúpula das Nações Unidas, em Nova York. A meta incluiu, ainda, a diminuição em 43% das emissões de carbono até 2030. Os objetivos fazem parte da Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC) do Brasil para o acordo global que deve ser negociado e firmado no fim do ano, em Paris. A íntegra do documento pode ser acessada pelo site: https://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&id=1163

Escola cultiva horta 100% orgânica
O Colégio Estadual do Campo Professor Aloísio, localizado na comunidade rural de São Silvestre, a cerca de 60 quilômetros do Centro do município de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), dá um belo exemplo de sustentabilidade. No ano de 2012 a escola iniciou uma horta educativa para promover uma alimentação mais saudável, com o apoio da comunidade. O material usado na construção dos canteiros foi doado pela comunidade. No pequeno espaço, com aproximadamente 100 metros quadrados, são cultivados diversos temperos, alface, beterraba, repolho, cenoura entre outras verduras e legumes. A horta é 100% orgânica e todo o alimento produzido é servido na merenda escolar. No mesmo terreno, um grupo de pais está construindo voluntariamente um pomar para o plantio de frutas típicas da região, como banana e poncã.

Nova mobilização contra o fracking
Está marcada para o dia 04 de outubro uma mobilização internacional de apoio à luta brasileira contra o fraturamento hidráulico, também conhecido por FRACKING. Isso porque, no próximo dia 07 de Outubro, o Governo Federal pretende leiloar 266 novos blocos para a exploração comercial de gás de xisto através do fraturamento hidráulico. Fracking é um processo destrutivo usado para extrair gás da rocha de xisto que se encontra no subsolo. É preciso perfurar um poço profundo e injetar milhões de litros de água misturada a produtos tóxicos e cancerígenos e toneladas de areia a uma pressão alta o suficiente para fraturar a rocha e liberar o gás metano. Além dos impactos ambientais, econômicos e sociais, o fracking já está associado a terremotos e também contribuiu para as mudanças climáticas.

Ação contra o fracking
Desenvolvida pela 350.org Brasil e COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil, várias cidades já confirmaram participação no dia de ação contra o fracking. Serão promovidas ações nos Estados da Bahia, Mato Grosso, Brasília, Minas Gerais, Acre, Canadá, Portugal, Espanha, Inglaterra e Peru. No Paraná, a programação já está confirmada em Toledo, Curitiba e Colombo. Para saber mais acesse www.naofrackingbrasil.com.br

Ibama encontra pendências para emissão de licença da Belo Monte
Em ofício encaminhado, na última semana (22), o Ibama informa à empresa Norte Energia que foram constatadas pendências impeditivas à emissão da Licença de Operação para o empreendimento, no Pará. A empresa também foi notificada a apresentar a comprovação do atendimento a 12 itens apontados pelo órgão ambiental.

Artista reúne 125 mil tampinhas de garrafa para conscientizar crianças
Uma ‘onda’ feita com 125 mil tampinhas de diferentes tipos de garrafa (75 mil para a base e 50 mil para a onda) estará exposta a partir de quarta-feira, 30 de setembro, na Usina do Gasômetro, um dos principais cartões-postais de Porto Alegre. Trata-se do projeto Tampart, idealizado pelo artista Ubiratan Fernandes e que contou com auxílio de crianças das escolas participantes e voluntários. “O objetivo era fazer as crianças entenderem que estavam trabalhando com uma matéria-prima de valor, não com lixo”, explicou Fernandes ao blog Rede Social.

Ceres Battistelli. Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação