O Paraná está produzindo uma cerveja artesanal feita de pinhões coletados de acordo com padrões sustentáveis que protegem a Floresta com Araucárias. A bebida é produzida com insumos do Araucária+, iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), de SC. O objetivo é conservar a floresta agregando valor aos produtos extraídos dela.

A iniciativa beneficia produtores que seguem um padrão de sustentabilidade. Entre os padrões seguidos está a coleta das pinhas. Os produtores devem deixar 20% das pinhas nos pinheiros para não prejudicar a disponibilidade de pinhão para aves e roedores, permitindo a regeneração natural da floresta e o manejo responsável das áreas naturais da propriedade.

Aumento nas vendas
Segundo o gestor da cervejaria Insana, Pedro Reis, a receptividade do mercado à cerveja de pinhão superou as expectativas. No ano passado, quando aderimos ao Araucária+, tivemos um aumento de 120% nas vendas da cerveja comparando com 2014, afirma.

A nova safra da cerveja de pinhão, que é produzida sazonalmente, apenas quando a extração do pinhão é autorizada (início em abril), deve chegar aos supermercados entre o final de maio e início de junho. Para 2016 serão envasadas 45 mil garrafas. Cerca de 800 kg de pinhão provenientes do planalto serrano de Santa Catarina serão utilizados na cerveja.

Bicicleta fará parte do revezamento da Tocha Olímpica
A bicicleta terá presença forte na trajetória da Tocha Olímpica no Paraná. Nos seis municípios onde a tocha irá pernoitar – Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Curitiba e Ponta Grossa – o comboio será aberto por um grupo de ciclistas locais.

A articulação para a participação dos ciclistas foi feita pelo Programa CicloParaná, do Governo Estado, junto com a Federação de Ciclismo do Paraná, que integra o programa e que coordenará a participação dos ciclistas locais. A proposta da participação dos ciclistas foi apresentada a prefeitos e representantes dos 22 municípios paranaenses por onde a tocha passará.

100% licenciadas
Todas as 20 empresas privadas que arrendam terminais no Porto de Paranaguá e de Antonina possuem licenciamento ambiental e especializados em meio ambiente no seu quadro pessoal. Além disso, mais de 50% das empresas possuem um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em pleno funcionamento. O SGA inclui licenciamento, cumprimento de exigências feitas por órgãos ambientais e resultados dos monitoramentos de programas de conservação e controle do meio ambiente. As demais empresas estão em processo de implementação do SGA.

As informações foram apresentadas no 1º Workshop de Gestão Ambiental Portuária, realizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), em comemoração ao mês do meio ambiente.

Salto no Ranking ambiental
Nos últimos cinco anos o Porto de Paranaguá saltou da 26ª para o 3º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), da Antaq. Isso porque – desde a obtenção da sua Licença Ambiental de Operação, no ano de 2013 e após operar por um período de dez anos sem licenciamento – o Porto de Paranaguá passou a desenvolver programas de controle, monitoramento e conservação ambiental.

Oficina incentiva produção de cosméticos naturais
Acontece no próximo sábado (18), à partir das 14hs, na Casa Base em Curitiba, a Oficina Círculo de Mulheres & Cuidados Naturais. A oficina é voltada aos ensinamentos para autocuidado e saúde da mulher, utilizando ervas aromáticas e raízes para uso medicinal e de higiene pessoal.

O curso será ministrado pela cocriadora da marca Cuidado Vital, Lívia Oliveira, pesquisadora de práticas naturais e que atua nas áreas de fitoterapia, aromaterapia, medicina ayurvédica, alimentação consciente e terapia floral. Participa ainda da oficina, Suzana Dias, do site EntreCiclos. A inscrição individual custa R$85,00 e inscrições conjuntas tem desconto de 30%. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.cinese.me/encontros/circulo-de-mulheres-cuidados-naturais

IAP lança novo Portal
Para encerrar as comemorações da semana do meio ambiente, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) lançou o seu novo portal. O site, desenvolvido em parceria com a Celepar, foi criado com o objetivo de ser mais acessível e transparente para a sociedade.

O novo site mantém o conteúdo, mas tem um novo layout que facilita a navegação do usuário, e, além disso, está integrado com os sistemas de informação desenvolvidos pelo IAP, como o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), na qual o usuário pode solicitar e emitir alguns licenciamentos e dispensas de licenciamento online, e a transmissão da qualidade do ar em tempo real. Durante as próximas semanas, o site continuará recebendo atualizações de conteúdo importantes para que fique mais enxuto e claro ao usuário ambiental.