O Instituto das Águas do Paraná, autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pede a atenção e a colaboração dos veranistas que estiverem nas praias do Litoral do Paraná, para os horários de coleta e de destinação do lixo. O ideal é que o lixo seja colocado para fora das residências das 18h às 8h da manhã, em sacos diferenciados para lixo orgânico e reciclável. Neste período, os caminhões contratados pelo governo para reforçar a coleta de lixo no Litoral, estarão fazendo o recolhimento dos resíduos. Se o lixo for deixado em outros horários, passará o dia todo em frente as residências, causando a sensação da falta de recolhimento. Fica a dica.
O Governo do Paraná também está instalando 1.200 novas lixeiras na orla das praias. Além disso, 60 agentes ambientais estarão na orla orientando os veranistas sobre a importância de não deixar o lixo na areia e também sobre a separação do lixo orgânico e do reciclável. Sacolas azuis servirão para os veranistas acondicionarem o lixo reciclável e sacolas pretas para os resíduos orgânicos. A distribuição das sacolas e a instalação das lixeiras serão realizadas nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
Vai para a praia?
Fique atento a sinalização do Instituto Ambiental do Paraná e tome banho de mar apenas nos locais onde a bandeira estiver da cor verde. Se a bandeira estiver vermelha, significa que a água está poluída. Este ano o IAP irá monitorar 47 pontos para banho nos 90 quilômetros de orla do Litoral do Paraná. Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide. Também é importante que o veranista verifique a ligação de esgoto da sua casa de verão com a rede coletora do município, garantindo que ele seja destinado corretamente, sem causar contaminações. A partir do dia 20 de dezembro o IAP passa a divulgar semanalmente a qualidade da água nas praias do Paraná. Basta acessar www.iap.pr.gov.br
Madame criativa
O site Madame Criativa também está pensando em economia e sustentabilidade. O passo a passo de como produzir decorações criativas e elegantes estão no endereço https://www.madamecriativa.com.br. Um exemplo bem bacana são as lanternas feitas com potes de vidro – objeto decorativo muito singelo, porém encantador. Também tem dicas para produzir estrelas de papel 3D, porta velas de garrafa, ouriços de palito e flocos de neve de papel. Vale a pena conferir!
Indicadores do desenvolvimento
O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos lançam, nesta quarta-feira (18), às 10hs, no auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias, a nova edição Indicadores de Desenvolvimento Sustentável por Bacias Hidrográficas do Estado do Paraná. O trabalho de pesquisa tem como objetivo informar a população sobre a condição ambiental, econômica e social do Estado. Dados alarmantes sobre os níveis de agrotóxicos encontrados em cada uma das 16 bacias hidrográficas do Paraná, estão na publicação. O presidente do Ipardes, Gilmar Mendes Lourenço, e o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, disseram o trabalho vai contribuir para a formatação de políticas que visem o desenvolvimento sustentável.
Curtas
Foi sancionada no dia 16 de dezembro, pela presidenta Dilma Rousseff, a lei que torna Chico Mendes patrono do meio ambiente do Brasil. O líder seringueiro, morto há 25 anos, ficou conhecido internacionalmente por sua luta em favor da categoria, cujos meios de subsistência dependiam da preservação da floresta e suas seringueiras nativas.