O Conselho Paranaense de Ciclomobilidade (Conciclo) se reunirá uma vez por mês, a partir de fevereiro deste ano. O Conciclo será implementado pelo Governo do Paraná conforme prevê decreto assinado pelo governador Beto Richa em 2015. A medida foi definida em reunião na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que coordenará as atividades do conselho, com instituições que fazem parte do Programa Paranaense de Mobilidade por Bicicleta (CicloParaná). Sugestões foram colocadas em pauta e foi criada uma comissão para elaborar o regimento interno do conselho.

Programa Ciclo Paraná
O CicloParaná é um programa que sugere políticas públicas de incentivo ao uso da bicicleta, elaboradas com a participação de mais de 21 instituições, entre elas, Detran, universidades, Polícia Militar, secretarias de Estado e movimento cicloativista do Paraná. O programa contempla as diretrizes da política nacional e estadual de incentivo ao uso da bicicleta, com ações voltadas ao uso do modal como meio de transporte, esporte e lazer, educação no trânsito e turismo sustentável.

Porque promover o uso da bicicleta
É sustentável: pedalar não polui, reduz os congestionamentos e economiza dinheiro. É uma tendência: basta acompanhar os principais veículos de mídia e as redes sociais para notar o quanto o uso da bicicleta vem sendo debatido e inserido na agenda daqueles que pensam e planejam os rumos de nossa cidade. É eficiente: as empresas perdem muita produtividade por conta dos altos índices de congestionamento nas cidades. Promovendo o uso da bicicleta, o funcionário perde menos tempo no trânsito e chega mais disposto ao trabalho. É saudável: o usuário deixa o sedentarismo de lado, fica mais alerta e animado porque não se estressa com o trânsito

Klink é o novo secretário-executivo do MMA
A presidenta da República, Dilma Rousseff, nomeou Carlos Augusto Klink para o cargo de secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ele substitui Francisco Gaetani, que deixa o MMA para exercer o cargo de secretário-executivo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). As duas nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União no dia 04 de janeiro. Klink deixa o comando da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, onde esteve desde março de 2012.

Curso do cadastro ambiental abre nova turma
Estão abertas as inscrições para a quinta edição do Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCar), realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB), em parceria com a Universidade Federal de Lavras. O curso vai capacitar facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no CAR, prioritariamente dos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais, conforme prevê o Novo Código Florestal Brasileiro. Nesta edição do CapCar estarão disponíveis 10 mil vagas. Tem duração de quatro semanas, carga horária de 40 horas e previsão de início em fevereiro. O prazo de inscrição vai até 19 de janeiro.

Brasil tem mais de 116 mil espécies da fauna
O governo federal produziu, em uma iniciativa inédita, a comprovação de que o Brasil possui a maior biodiversidade do Planeta. Foi lançado o primeiro Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira. O estudo lista as mais de 116 mil espécies de animais encontradas em território nacional, o que representa 9% da fauna mundial. Ao todo, 500 cientistas de diversos países catalogaram 28 ramos de categorias de seres vivos em um processo que durou mais de dois anos para a construção do sistema e levantamento e organização dos dados. Nas fases subsequentes do projeto, a relação será revisada e ampliada com informações sobre as sinonímias, distribuição, habitats e outros dados relacionados à ecologia de cada espécie, além de imagens e ferramentas para identificação das linhagens.

Ceres Battistelli. Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação