O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação está movimentando a capital paranaense, nesta semana, em que também é comemorado o Dia da Árvore (21) e o Dia Mundial Sem Carro (22). Durante o evento serão apresentadas aos participantes experiências de sucesso para conservação da natureza no Brasil e no mundo. Entre elas, iniciativas que utilizam a tecnologia a serviço da conservação como, por exemplo, o aplicativo Urubu Mobile, que pretende reduzir o número de atropelamentos de animais silvestres. Com ele, as pessoas podem fotografar e enviar as imagens para um sistema que fará análise do material recebido, gerando dados de localização e da espécie. A partir dessas informações são geradas estatísticas que indicam os pontos de maior ocorrência dos acidentes, oferecendo subsídios para políticas de proteção. Outra proposta é do Google Maps que permite mapear algumas unidades de conservação brasileiras, disponibilizando as imagens no Google Street View para quem quiser conhecer os destinos à distância.

Programação
Promovido pela Fundação Boticário de Proteção à Natureza, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC) acontece até a próxima sexta-feira (25). A programação para hoje inclui o debate sobre atitudes de líderes que nos inspiram e um painel sobre o famoso caso de PSA na cidade de Nova York. Na quinta-feira (24), o tema principal será as inovações na conservação com as plataformas colaborativas e como unir a biodiversidade com a cidadania. A palestra do cineasta e produtor Fernando Meirelles é uma das mais esperadas do dia. Na sexta-feira (25), o tema será marketing da conservação da biodiversidade, experiências globais com referência especial ao Brasil. A conferência magna será com a ambientalista Marina Silva. Acesse e saiba mais: https://eventos.fundacaogrupoboticario.org.br/CBUC/

Pagamento para quem preserva avança
O governador Beto Richa autorizou, na última semana, o lançamento do primeiro edital para Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Paraná. O edital, de cerca de R$ 3 milhões, deve ser divulgado nas próximas semanas pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Os recursos vão remunerar serviços prestados nas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). O Pagamento por Serviços Ambientais – previsto na lei estadual 17.734/2012 – é uma remuneração aos proprietários de terra que mantém conservados os recursos naturais. A lei prevê a possibilidade de pagamento por serviços ambientais em quatro categorias: RPPNs, recursos hídricos, resgate de carbono e biodiversidade.

Musicletada
Acontece neste sábado e domingo (26 e 27), na Praça Nossa Senhora da Salete, o tradicional evento Musicletada que integra a programação do Mês da Bicicleta no Paraná. Serão promovidas durante todo o dia oficinas sobre mobilidade, shows, circuito de rimas, aulas de yoga e atividades de educação ambiental para crianças. A programação também inclui a Feira Bem Local e Food Truck, Music & Fun, das 12h às 22h.

Oficina Prática de Alimentação Consciente
Campo Largo também terá uma bela inciativa na área da sustentabilidade. Sábado (26), na Escola Ser Criança, acontece a oficina Caminhos para uma Alimentação Consciente. Durante todo o dia serão ensinadas técnicas sobre o cultivo de plantas e suas propriedades curadoras, além de orientações para uma dieta alimentar rica para combater doenças. A oficina também tem o propósito de orientar os participantes sobre a importância de evitar alimentos industrializados. As inscrições são abertas para toda a comunidade e podem ser feitas pelo telefone: (41) 9589-9191 ou pelo email: [email protected].

Zeladores são capacitados para cuidar de áreas verdes
O Clube do Zelador, iniciativa pioneira em Curitiba criada pela construtora Invespark, está promovendo cursos mensais para capacitar zeladores no cuidado com áreas verdes dos condomínios. O programa prevê palestras e workshops com paisagistas, incluindo material didático exclusivo, além de certificado de participação. Durante as capacitações os zeladores aprendem a identificar as plantas adequadas de acordo com as características do local e do clima. Eles também recebem informações sobre as técnicas necessárias para que as plantas permaneçam bonitas e saudáveis. A manutenção de áreas verdes dentro dos condomínios é um desafio para os novos empreendimentos e uma necessidade do mercado imobiliário, já que as plantas proporcionam beleza e contribuem para a qualidade de vida.

Ceres Battistelli, Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação
(41) 9162-4740