Palitos e papéis de sorvete, bitucas de cigarro, tampas de garrafas e lacres de latinhas ainda são os resíduos mais encontrados e mais difíceis de serem retirados da areia das praias do Paraná. No mutirão de limpeza realizado, nesta segunda-feira (25), na praia de Encantadas, Ilha do Mel, os voluntários recolheram 20 sacos de lixo de 100 litros com este tipo de resíduo. A ação foi realizada nas praias e trilhas pelo grupo de jovens Filhos da Ilha e equipe de educação ambiental da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Durante o mutirão também foram coletadas garrafas pet, materiais perfurocortantes e resíduos estrangeiros. Os resíduos coletados foram entregues ao serviço de coleta da ilha, para transporte e correta destinação. Já os resíduos estrangeiros encontrados serão utilizados como ferramenta de sensibilização ambiental para tripulantes dos navios que atracam no Porto de Paranaguá.
Seis formas de reduzir a geração de lixo
Cada vez mais a redução na geração de lixo pode contribuir com a qualidade de vida do planeta. Para isso, o famoso tripé da sustentabilidade, reduzir, reutilizar e reciclar continua sendo prioridade. Confira algumas formas simples e eficientes de reduzir o lixo produzido em sua casa. Em primeiro lugar, elimine os descartáveis de sua vida. Copos, talheres e pratos só geram mais lixo. Compre a granel. Comprar somente a quantidade que você precisa e a granel evita as embalagens e o desperdício. Invista em refil. Produtos com refil são grandes aliados na redução do lixo, já que você compra apenas uma embalagem e a utiliza diversas vezes. Recuse correspondências desnecessárias, como folders, cartões e catálogos de lojas que você sabe que nunca vai comprar. Conserte. Antes de jogar no lixo um produto ou equipamento quebrado, procure uma assistência técnica ou especialista que possa consertá-lo. Com essas dicas é possível fazer a sua parte e dar uma folga à lixeira.
258 milhões de hectares estão no CAR
O mês de dezembro registrou aumento de 6,3 mil hectares inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o equivalente a duas vezes o tamanho da Bélgica, um incremento de 2,52% na área passível de cadastro. O registro, criado pelo novo Código Florestal, reúne informações ambientais sobre áreas de proteção permanente, reservas legais, florestas, remanescentes de vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas das propriedades e posses rurais em todo o País. Até o final de 2015, a área cadastrada já ultrapassava 258 milhões de hectares, extensão sete vezes maior que o território da Alemanha, cobrindo 64,86% da área passível de cadastro. Esses números representam a inscrição de 2.255.428 imóveis rurais. Quem não fizer o cadastro perderá o acesso a financiamentos, além de ficar ilegal.
Iogurtes veganos chegam ao mercado
Acaba de chegar ao mercado nacional uma linha de iogurtes com oito sabores sem nada de origem animal. Os iogurtes 100% veganos chamam a atenção pelo fato de não haver soja em nenhuma das versões. O iogurte Vida Veg é feito à base de amêndoas, coco e arroz. Alguns sabores contam ainda com adição de frutas como o de coco com banana, mamão e maçã. O preço sugerido de cada pote com 450 gramas varia entre R$ 6,90 e R$ 8,90 e, em Curitiba, o Vida Veg é vendido na loja Veg Veg, localizada na Praça General Osório, 333, Loja 13C – Centro. Maiores informações no site: https://vidaveg.com.br/onde-encontrar.php
Aquário de Paranaguá recebe novos moradores
O Aquário de Paranaguá ganhou novos hóspedes: um casal de pinguins-de-magalhães. Os novos moradores, que vieram do Aquário do Guarujá, no Litoral de São Paulo, passaram por uma fase de adaptação ao local. Com os novos moradores, o Pinguinário passou a ter oito pinguins, sendo duas fêmeas e seis machos. Todos podem ser vistos pelo público, que também pode aproveitar o passeio para conhecer outras espécies no local. O aquário abriga mais de 200 espécies do litoral paranaense e litoral brasileiro, como tubarão-bambu, peixe-palhaço, raias, anêmonas, recife de coral e muitos outros peixes de água doce e água salgada. Uma atração que faz bastante sucesso no local são os tanques de toque, em que as pessoas podem tocar em animais como raias, anêmonas, pepino e bolacha do mar. O aquário funciona de segunda a sexta-feira – das 10h às 18h.