Dia das Crianças Sustentável

Por Ceres Battistelli - cerestb@gmail.com

O Dia das Crianças está chegando e para esta data em que o consumo é inevitável, a Coluna Conteúdo Sustentável traz uma dica que pode contribuir com a educação socioambiental dos pequenos. Que tal convidar seu filho para separar sapatos, roupas ou brinquedos que ele não usa mais antes de comprar um presente novo? Mostre que os objetos podem ser doados e, com isso, ela pode fazer bem a outras crianças que precisam de ajuda. Além de evitar que esses objetos parem no lixo, esta atitude fará a criança se sentir muito bem. É uma forma de ensinar seu filho a ser socialmente justo e ambientalmente correto no Dias das Crianças. Fica a dica.

O lápis que vira planta
Um grupo de estudantes americanos do curso de pós-graduação do Instituto Massachusetts, lançou um projeto que promete aproximar as crianças do meio ambiente: o lápis que vira planta. O Sprout é um lápis que possui acoplado a sua base superior uma capsula com sementes, que ao ser enterrada em solo e umedecido se degrada, germina e cresce, tornando-se uma planta ou legume de diferentes espécies. Uma das principais motivações do grupo com a criação do Sprout, foi o de tirar as crianças das ruas e levá-las para os jardins. Entre as 100 espécies de plantas pesquisadas foram escolhidos: o manjericão, tomate, berinjela, pimenta verde, calêndula, coentro, menta, endro,  salsa e o tomilho. O lápis custará inicialmente $5,00, já com frete grátis, mas no momento não está à venda devido a necessidade de apoiadores.

Conselho Mundial da Água
O Paraná passou a integrar – pela primeira vez na sua história – o Conselho Mundial da Água. O certificado de filiação foi entregue ao secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, nesta terça-feira (08), durante a Conferência sobre a Água, em Budapeste, na Hungria. A inclusão do Paraná no Conselho, permitirá Estado apresentar recomendações e propostas na área de recursos hídricos para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A entidade é o principal órgão deliberativo global e que definirá a agenda de desenvolvimento pós-2015. Com o requisito, a Secretaria do Meio Ambiente entregou à sede do Conselho, que fica em Marselha, na França, todas as ações do governo relacionadas à água, além de características no estado.

Semana de proteção à fauna
Na semana de proteção à fauna – comemorado entre os dias 04 e 11 de outubro – é preciso lembrar aos seres humanos que muitas espécies da fauna nativa e silvestre correm o risco de extinção devido a degradação do seus habitats naturais. Outro fato que chama a atenção está relacionado com a guarda responsável de animais domésticos como, por exemplo, cães e gatos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, só no Brasil há cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. A estimativa é que, nas grandes cidades, para cada cinco habitantes há um cachorro, sendo que 10% estão abandonados.

Guarda responsável
Que tal ajudar a mudar essa realidade? O primeiro passo é ter um planejamento e condições mínimas para ter um animal. Depois, procurar conhecer as instituições que cuidam de animais, ao invés de entrar em uma loja e comprar um bichinho. Dessa forma, você faz um cachorro ou um gatinho feliz e ainda ajuda o trabalho destas entidades. No Paraná existem instituições sérias que atuam em defesa dos animais abandonados. Vamos citar algumas: Caopanheiro Curitiba, Adote Bicho, Quatro Patas, Associação Vida Animal e outras. Todas possuem site na internet. E lembre-se: abandono de animais é crime Lei federal 9.605/98

Direito Ambiental
A advogada e membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB Paraná, Alessandra Galli, recebeu no último dia 28 de setembro , no 6º Congresso Internacional de Meio Ambiente e Direito Ambiental, realizado em Lima, Peru, uma condecoração benemérita pelo seu trabalho na área ambiental. Durante o congresso, a advogada falou sobre o sistema de avaliação de impacto ambiental e os danos socioambientais causados pela mineração, em Adrianópolis, no Paraná.

Ceres Battistelli é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.