Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Por Ceres Battistelli - cerestb@gmail.com

No 16 de março é o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. Com o objetivo de chamar atenção para as mudanças climáticas, suas causas e consequências, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos está preparando uma campanha para conscientizar as pessoas sobre ações de enfrentamento que podem ser realizadas por todos os cidadãos. Entre as ações que vem sendo realizadas pelo Governo do Estado nesta área estão, a elaboração do primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O levantamento é fundamental para  a construção dos Planos Estaduais de Mitigação e Adaptação às mudanças climáticas globais.  Saiba mais: www.meioambiente.pr.gov.br

Campanha pelas árvores  
Moradores do bairro do Morumbi, em São Paulo, entraram com ação no Ministério Público Estadual para proteger uma área de preservação ambiental ameaçada por empreendimentos imobiliários. A faixa verde, à beira da Marginal Pinheiros, possui abriga mais de cinco mil árvores numeradas e catalogadas individualmente. Mesmo que seja considerada um patrimônio histórico tombado, a área pode ser substituída por 16 torres e um shopping. Os próprios moradores que resolveram se juntar para impedir que as novas construções sejam feitas. Essa moda poderia pegar né!

Bicicleta é o tema da vez
A Política Nacional de Mobilidade Urbana estabelece como diretriz a prioridade dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados. Além disso, exige que os Planos de Mobilidade urbana dos estados e municípios devem contemplar a integração dos modais de transporte público com os não motorizados.

Ciclo Paraná
Com base nestas diretrizes, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, está instituindo um Grupo Técnico Interinstitucional que irá coordenar a execução do Programa Paranaense de Mobilidade Não Motorizada por Bicicleta – o Ciclo Paraná.  Traduzindo: cicloativistas, técnicos de diferentes órgãos de Governo que atuam em áreas relacionadas a mobilidade, universidades e especialistas vão apontar os principais eixos do Programa Estadual. O objetivo é incentivar o uso da bicicleta nas 399 cidades do Paraná.

Sustentabilidade na telefonia móvel
A telefônica Vivo acaba de lançar o Vivo Renova, serviço em que a operadora troca o aparelho usado do cliente por desconto na compra de um novo. O desconto, que pode chegar a R$ 700, dependendo do modelo e estado de conservação do aparelho, deve ser utilizado no momento da compra do novo smartphone. O serviço já está em funcionamento nas 19 lojas próprias da marca em todo o Paraná. Os aparelhos entregues nas lojas serão recuperados e, em seguida, comercializados.

Pagamento por Serviços Ambientais da Água
O Paraná irá sediar o I Workshop sobre monitoramento de serviços ambientais em bacias hiodrográficas, nos dias 17 e 18 de março, em Curitiba. O evento será realizado pela Forest Trends – organização internacional sem fins lucrativos que trabalha para conservação da biodiversidade -, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é apresentar e debater o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) em áreas de bacias hidrográficas existentes no Brasil.

Suco verde
Não são poucas as pessoas que aproveitaram a época do carnaval para cometer excessos. No entanto, existem várias fórmulas para dar a volta por cima e desintoxicar o organismo. Um dos exemplos é o suco detox, ou suco verde, que ajuda a eliminar toxinas e outras substâncias que se acumulam no organismo. Os sucos naturais por si só já possuem várias propriedades que ajudam nesse processo. Mas, para reforçar essa tarefa são utilizados alimentos com características anti-inflamatórias e antioxidantes. Para fazer o suco verde, basta bater no liquidificador água, couve, uma fruta da sua preferência e gengibre. É infalível.

Ceres Battistelli é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.