A partir de 2014 a educação ambiental deverá ser incluída como tema transversal em todas as disciplinas da rede pública e particular de ensino do Paraná. O Conselho Estadual de Educação aprovou a deliberação 04/13, que estabelece normas estaduais para a inclusão da educação ambiental no Sistema Estadual de Ensino do Paraná. A educação ambiental no ensino formal fará parte dos currículos das instituições de ensino públicas e privadas, da educação básica, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – incluindo a educação superior, educação especial, educação profissional, a educação de jovens e adultos e a educação de comunidades tradicionais. A resolução com a determinação deverá ser publicada, nos próximos dias, pela Secretaria de Estado da Educação e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Projeto Água e Energia
Algumas escolas já trabalham a educação ambiental com seus alunos há muito tempo. É o caso da Escola Atuação, com duas sedes em Curitiba. Nesta semana, os alunos dos 5os anos finalizaram a produção de um folder, enviado para todos os alunos e seus famílias, contendo nove dicas importantes para economizar água e energia. O conteúdo da publicação é o resumo do Projeto Água e Energia, desenvolvido durante algumas semanas com a participação de todos os alunos, inclusive do Maternal. A escola também incentiva diariamente a coleta seletiva do lixo entre os alunos e seus familiares e mantém em seu cronograma diferentes atividades que estimulam a sustentabilidade. Um belo exemplo.
Apoio aos Filipinos
Na última reunião do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas, realizada em Curitiba, na última semana, os integrantes do Fórum aprovaram uma moção de pesar aos familiares das vítimas do tufão Haiyan – que atingiu as Filipinas deixando mais de 10 mil mortos – e uma moção de apoio ao governo filipino. O documento foi encaminhado à Embaixada das Filipinas no Brasil. No mesmo dia, durante a abertura da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 19), que acontece na Polônia, o chefe da delegação das Filipinas, Yeb Sano, começou uma greve de fome. Ele pede metas mais ambiciosas de redução das emissões de gases de efeito estufa, além de financiamento para compensar e implantar medidas urgentes nos países que já sofrem com as mudanças climáticas. A COP 19 busca um novo acordo global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. As negociações são realizadas com os governos de mais de 190 países.
Coleta seletiva no Paraná
O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, esteve em Brasília, na última semana, em busca de recursos e financiamentos para programas de coleta seletiva nos municípios paranaenses. Em conversa com os deputados federais, Cheida propôs a destinação de emendas para solucionar o problema do lixo. Como o gerenciamento e o tratamento dos resíduos sólidos é responsabilidade constitucional dos municípios, as cidades paranaenses de pequeno porte dependem de financiamentos para eliminar os lixões até agosto de 2014, conforme determina a Lei Federal.
Papel dos catadores
A coleta seletiva pode impulsionar a geração de emprego e renda nas cidades. Isso é fato. O estudo divulgado recentemente pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) aponta que no Brasil existem 800 mil catadores, sendo 30.390 mil trabalham de forma organizada em 1.175 cooperativas. Eles são responsáveis por separar 2.329 toneladas de resíduos recicláveis diariamente. Dos R$ 712 milhões gerados com a coleta e venda de materiais recicláveis no ano passado, as cooperativas de catadores são responsáveis por uma fatia de R$ 56,4 milhões. Essas cifras, no entanto, podem ser maiores se houver aumento dos índices de reciclagem das embalagens.
Floresta Perdida
O Google Earth foi fundamental para a descoberta de uma floresta perdida. O cientista e explorador Julian Bayliss descobriu uma área, em Moçambique, que abriga mais de 12 novas espécies. O jornal britânico The Guardian classificou a área como um oceano de ouro do cerrado. Segundo o cientista, além do isolamento ecológico, a floresta está intocada por acontecimentos políticos, incluindo a guerra civil que arrasou parte do país africano entre 1977 e 1992. Confira a reportagem completa no jornal britânico The Guardian: https://www.theguardian.com/science/
Dia do Rio
No próximo dia 24 de novembro é comemorado o Dia do Rio. Você sabe qual é o rio que passa pela sua rua, pelo seu bairro ou pela sua cidade? Uma sugestão: procure saber qual é o Rio da SUA Rua e qual é a qualidade da água que passa por ele. Ações voluntárias para reduzir a poluição dos rios também é papel dos cidadãos. Semana que vem traremos alguns exemplos de ações desenvolvidas pelas comunidades.