Após a publicação de nota no último dia 03 de fevereiro sobre a relação entre a correta destinação de resíduos sólidos no Brasil com os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) informou à Coluna Conteúdo Sustentável que a crise financeira dos municípios está afetando os serviços de limpeza urbana e coleta de lixo em todo o país. Segundo a Associação, justamente no momento em que a questão do saneamento é ponto fundamental, existe acúmulo de lixo, devido ao escalonamento de varrições e dos serviços de coleta, cujo contingenciamento é efeito da falta de remuneração dos contratos vigentes.
Panorama da coleta de resíduos
Dados da ABRELPE apontam que mais de 400 municípios no país estão inadimplentes com os serviços de limpeza urbana e cerca de 30 milhões de pessoas estão sendo prejudicadas pela falta da coleta regular de lixo. De acordo com os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2014, cerca de 7,3 milhões de toneladas de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) deixaram de ser coletadas naquele ano e, diante do quadro apresentado, a tendência é de que esse volume tenha aumentado consideravelmente em 2015. Em contrapartida, foi prorrogado o prazo previsto pela Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde 2010, para que os municípios eliminem os lixões à céu aberto no Brasil.
Lapa promove Semana de Arte da Natureza
Acontece entre os dias 14 e 21 de fevereiro, a Semana de Arte da Natureza, no município da Lapa. A programação – que inclui palestra com o diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Clóvis Borges e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva – é especial para quem estiver hospedado na Lapinha SPA, organizadora do evento. O maestro Paulo Torres, diretor musical e artístico da Orquestra de Câmara Brasileira, vai coordenar os concertos integrados à natureza, que consistem em apresentação de saxofone e piano à beira do lago, piano ao pôr-do-sol e quarteto de cordas no bosque. Também haverá dicas de jardinagem e workshop sobre as belezas da natureza vistas por uma nova perspectiva. Mais informações no site https://www.lapinha.com.br/
Burger King vai usar apenas ovos produzidos sem gaiolas
A rede de restaurantes Burger King se comprometeu a eliminar o uso de ovos produzidos por galinhas confinadas em gaiolas em toda sua cadeia de fornecimento, passando a somente comprar ovos produzidos em sistemas onde as aves são criadas soltas. O anúncio foi feito pela empresa controladora do Burger King, a Restaurant Brands International (RBI). A política é válida para todas as marcas da RBI em todo o mundo e o prazo para a transição será 2025. Outras grandes empresas que já se comprometeram a somente usar ovos produzidos sem gaiolas no Brasil são o Grupo Bimbo, Nestlé, Unilever e Marriott International. Em nível global, diversas outras empresas líderes de mercado também já se uniram ao movimento livre-de-gaiolas.