FAO lança 1º Prêmio Agricultura Familiar

Por Ceres Battistelli - cerestb@gmail.com

A FAO para a Região Sul do Brasil – organismo da ONU para a agricultura e alimentação – lançou o 1º Prêmio Agricultura Familiar de Jornalismo – Região Sul do Brasil. Podem participar jornalistas diplomados dos três estados da região Sul, com matérias e reportagens publicadas em veículos de circulação e veiculação periódica, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2014.  As inscrições podem ser feitas no site www.premioagriculturafamiliar.jor.br.

Premiação
Os trabalhos poderão ser inscritos em três categorias: jornalismo impresso, eletrônico e mídia digital. Cada participante poderá inscrever até três trabalhos. A premiação será em dinheiro para os três primeiros vencedores em cada categoria. O Prêmio foi criado para valorizar a agricultura familiar – que ocupa 90% das propriedades rurais no país e é responsável por  mais de 70% da produção de alimentos consumido pelos brasileiros – e os profissionais de comunicação que trabalham para divulgar a agricultura familiar.

Ponta Grossa lança programa Horta em Casa
Alface, beterraba, brócolis, cebolinha, salsinha, manjericão. Estas são algumas das mudas oferecidas aos moradores de Ponta Grossa, por meio do projeto da Prefeitura Horta em Casa. Já foram entregues 250 mil mudas de hortaliças. Agora, o Programa chegou ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), onde as crianças serão responsáveis pelos cuidados com a horta, desde o processo de geminação até a colheita. Além da educação ambiental, a iniciativa irá reforçar a merenda escolar no centro educacional. O Programa Horta em Casa também orienta as famílias que têm interesse em ter uma horta. Elas aprendem técnicas de plantio e recebem 100 mudas. O cadastro pode ser feito na Associação de Moradores dos bairros.

A saga pelo fim dos Lixões
E a saga pelo fim dos lixões no Paraná continua. Nesta semana, o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Caetano de Paula Junior, esteve no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Londrina, reunido com prefeitos e secretários do meio ambiente de 47 municípios que querem eliminar os seus lixões e cumprir a Lei Nacional de Resíduos Sólidos. O Governo está auxiliando os municípios para o cumprimento da Lei, disponibilizando linha de financiamento e apoio técnico. Estão sendo liberados R$130 milhões – via Agência Francesa de Desenvolvimento e Fomento Paraná – para construção de aterros, compra de equipamentos, construção de planos regionais de resíduos, recuperação de áreas degradadas por lixão e incentivo à coleta seletiva.

ONU diz que aquecimento global pode ficar mais grave
Os impactos gerados pelo constante aumento nas emissões mundiais de gases de efeito estufa podem ser cada vez mais graves e até irreversíveis. Esta é a conclusão do estudo mais recente feito pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que será divulgado oficialmente em setembro. Os efeitos do aquecimento global são sentidos em todo o mundo, mas o alerta da ONU é de que se as emissões não forem controladas com urgência, as consequências podem ser drásticas. Um exemplo é o derretimento da camada de gelo que cobre a Groenlândia, que pode até levar séculos, mas, se acontecer, tende a elevar o nível do mar em até sete metros. O resultado, adicionado ao aumento do degelo na Antártida, seria a inundação de diversas áreas costeiras em todo o mundo.

Primeira mão
Estes dados do relatório – que ainda não foi divulgado oficialmente – é apenas uma prévia do documento recebido pelo jornal norte-americano The New York Times. O material compara dados de estudos anteriores com os atuais. Entre 1970 e 2000 as emissões de gases de efeito estufa subiram 1,3% ao ano. Já na década de 2000 a 2010 a taxa de aumento foi para 2,2% ao ano. O país que detém o maior percentual de emissões é a China, em consequência da imensa atividade industrial. O país é responsável por metade das emissões mundial.

Município do Acre tem mais bicicletas do que carros
O município de Feijó no Acre possui mais bicicletas do que qualquer outro meio de transporte. São dez mil bicicletas, enquanto a frota automotiva, incluindo carros, motos, ônibus e caminhões, é de apenas 2.180. Os dados são da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e foram divulgados em reportagem do G1. A bicicleta é o meio de transporte preferido da população local, que conta com um relevo privilegiado para as pedaladas. Além disso, a opção é simples e barata, o que a torna acessível a maior parte da comunidade. De acordo com o último censo do IBGE, o município tem pouco mais de 32 mil habitantes. Sendo assim, a relação média é de três pessoas para cada bicicleta.