Hoje é Natal, período de paz e renovação. A Coluna Conteúdo Sustentável deseja a todos os leitores do Bem Paraná muita saúde, paz e realizações.
Além disso, o momento é oportuno para a reflexão. Como nosso tema é meio ambiente, nada melhor do que aproveitar esta data para refletir um pouquinho sobre o que você, seus amigos e familiares podem fazer – com pequenas iniciativas – para contribuir com a qualidade de vida do seu bairro, no seu trabalho ou na sua cidade.
DICAS
O Ano-Novo está chegando e neste período, mesmo que a festa seja realizada na cidade, na praia ou no campo, a geração de resíduos aumenta em até quatro vezes. Algumas ações evitam desperdícios, poupam o meio ambiente e podem ajudar outras pessoas.
Seguem nossas dicas: para o cardápio de ceia a palavra de ordem é planejamento. As compras que já são pensadas com antecedência evitam sobras e desperdícios. Evitar o uso de pratos, talheres, copos, balões e outros produtos descartáveis na ceia de Ano-Novo ajuda a reduzir a geração de lixo. A decoração pode ser feita com vasos, flores, folhas e tecidos. Em contrapartida, a reciclagem e a separação dos resíduos resultantes das comemorações é uma atitude que traz bons resultados sociais e ambientais. Garrafas, latas, papel e papelão devem ser limpos e separados dos resíduos orgânicos.
EVITE FOGOS DE ARTIFÍCIOS
Com a chegada das Festas de Ano-Novo, o Corpo de Bombeiros faz um alerta sobre os riscos de comemorações que trazem risco para as pessoas e para o meio ambiente. Queimaduras por fogos de artifícios estão entre as principais ocorrências dos hospitais nas festas de virada do ano. Além disso, incêndios provocados pelos fogos causam danos à sociedade e ao meio ambiente. A temperatura quente característica do período, também aumenta os riscos da soltura de fogos, pois ocasionam a desidratação da vegetação, o que facilita os incêndios nas matas e florestas.
COLETA DE LIXO NO LITORAL
O Instituto das Águas do Paraná, autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pede a atenção e a colaboração dos veranistas que estiverem nas praias do Litoral do Paraná, para os horários de coleta e de destinação do lixo. O ideal é que o lixo seja colocado para fora das residências das 18h às 8h da manhã, em sacos diferenciados para lixo orgânico e reciclável. Neste período, os caminhões contratados pelo governo para reforçar a coleta de lixo no Litoral, estarão fazendo o recolhimento dos resíduos. Se o lixo for deixado em outros horários, passará o dia todo em frente as residências, causando a sensação da falta de recolhimento. Fica a dica.
MAIS LIXEIRAS
O Governo do Paraná também está instalando 1.200 novas lixeiras na orla das praias. Além disso, 60 agentes ambientais estarão na orla orientando os veranistas sobre a importância de não deixar o lixo na areia e também sobre a separação do lixo orgânico e do reciclável. Sacolas azuis servirão para os veranistas acondicionarem o lixo reciclável e sacolas pretas para os resíduos orgânicos. A distribuição das sacolas e a instalação das lixeiras serão realizadas nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.
VAI PARA PRAIA?
Fique atento a sinalização do Instituto Ambiental do Paraná e tome banho de mar apenas nos locais onde a bandeira estiver da cor verde. Se a bandeira estiver vermelha, significa que a água está poluída. Este ano o IAP irá monitorar 47 pontos para banho nos 90 quilômetros de orla do Litoral do Paraná. Tomar banho em água contaminada pode causar doenças de pele, gastrenterite e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Doenças mais graves também podem ser transmitidas pela água, como hepatite A, cólera e febre tifóide. Também é importante que o veranista verifique a ligação de esgoto da sua casa de verão com a rede coletora do município, garantindo que ele seja destinado corretamente, sem causar contaminações. A partir do dia 20 de dezembro o IAP passa a divulgar semanalmente a qualidade da água nas praias do Paraná. Basta acessar www.iap.pr.gov.br
PEÇAS TEATRAIS
O Instituto das Águas do Paraná – autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – promoverá peças teatrais nas areias do Litoral do Paraná, durante a temporada de verão 2013/2014.
O grupo Espaço Sou Arte, de Campo Mourão, se apresenta nos meses de janeiro, fevereiro e março, no litoral paranaense com duas peças itinerante ensinando os veranistas, Educação Ambiental, reciclagem e coleta de lixo.