O fotógrafo e jornalista, Denis Ferreira Netto, acaba de concluir um Fotolivro com imagens aéreas do Parque Nacional do Iguaçu. O primeiro exemplar foi entregue ao diretor do Parque, Jorge Pergoraro, com dedicatória do secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida. As 20 fotos que compõe o livro retratam, além da exuberante beleza do Parque, o porque a reabertura da Estrada do Colono pode trazer prejuízos ambientais a um dos maiores patrimônios naturais do planeta.
CAR
O Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) foi finalmente apresentado, no dia 28 de setembro, em Porto Alegre, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Muito aguardado pelos estados, o sistema abrigará o novo registro público e eletrônico de informações ambientais dos 5,2 milhões de imóveis rurais existentes no país. O CAR deverá conter dados sobre as Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de Reserva Legal (RL) e áreas de uso restrito (AUR) de todos imóveis rurais do Brasil. A ministra anunciou que a apresentação do sistema em todo o país deve ocorrer até dezembro. Depois de finalizado, o CAR ajudará os governos estaduais a verificar os passivos e iniciar o trabalho de recuperação ambiental, declarou.
Plástico Regenerativo
Muitos objetos de uso diário se quebram com facilidade, mas em breve poderão se consertar sozinhos. Isso porque uma equipe de cientistas espanhóis criou o primeiro plástico capaz de se autorregenerar. Batizado de Exterminador, o polímero pode aumentar a integridade e a vida útil de peças de plástico em produtos comuns, como componentes elétricos, carros e casas. Segundo artigo publicado na revista Materials Horizons, da Real Sociedade Britânica de Química, quando uma amostra foi cortada ao meio e as duas metades foram comprimidas durante duas horas, o polímero alcançou uma impressionante porcentagem de regeneração de 97%, além de não se quebrar quando foi esticado manualmente.
IPCC
O último relatório produzido pelos especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado na última sexta-feira (27), concluiu que a concentração de dióxido de carbono na atmosfera é a maior em, pelo menos, 800 mil anos. Segundo os pesquisadores, os índices do gás poluente aumentaram em 40% desde a era pré-industrial, devido, principalmente, à queima de combustíveis fósseis no mundo inteiro.
A primeira parte do quinto relatório de avaliação do IPCC concluiu que é extremamente provável que a influência humana tenha sido a causa dominante do aquecimento observado desde meados do século 20.
Aquário x noções de ecologia
Zootecnistas e especialistas que atuam no setor de criação de peixes defendem a tese de que ter aquário em casa dá ao dono importantes noções de ecologia e preservação. Isso porque os criadores de peixes precisam aprender sobre a importância de um ecossistema para sobrevivência das espécies. No caso do peixe, é preciso tratar a água, monitorar o excesso de amônia e de matéria orgânica, entre outras ações que ensinam a inter-relação dos diferentes organismos e seu meio. Se isso não for feito, o cuidador corre o risco de perder o animal. Fica a dica.
Saneamento em Curitiba
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Municipal de Curitiba promove, nesta sexta-feira (04), uma Consulta Pública sobre o Plano Municipal Participativo de Saneamento Básico. O presidente da Comissão, vereador Bruno Pessuti (PSC), explica que o Plano faz parte da Política Municipal de Saneamento Básico. O documento apresenta um diagnóstico sobre abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos e limpeza urbana, e drenagem de águas pluviais. O Plano também define objetivos e metas para universalização do saneamento básico, serviço fundamental para a saúde e qualidade de vida dos cidadãos curitibanos e para a preservação do meio ambiente.
Jorge Pergoraro, diretor do Parque Nacional do Iguaçu, recebe primeiro exemplar do Fotolivro publicado pelo fotógrafo Denis ferreira Netto
Ceres Battistelli é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.