Uma rede de hotéis francesa inovou e está fazendo o maior sucesso desde que substituiu suas tradicionais suítes por grandes bolhas de plástico, colocadas em florestas com vistas deslumbrantes. São 134 bolhas instaladas em quatro localizações diferentes, no litoral sudeste do país europeu. A rede Attrap’ Rêves foi criada por uma família em 2010 e o contato com o meio ambiente é um dos principais diferenciais do hotel. Todas as acomodações possuem um telescópio e um mapa celeste, para que os hóspedes admirem o universo. Além disso, as tendas  de plástico ficam envoltas por árvores e distantes entre si, dando privacidade aos hóspedes. As acomodações custam cerca de 100 euros por noite, mas há diversos pacotes para diferentes períodos de tempo.

O clima vai esquentar
O Brasil irá pedir na 19ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da Organização das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-19) – que começa na próxima segunda-feira (11), em Varsóvia (Polônia) – a criação de uma metodologia para que cada país possa calcular sua responsabilidade histórica sobre o aumento da temperatura global. A informação foi anunciada pelo subchefe da divisão de Clima, Ozônio e Segurança Química do Ministério das Relações Exteriores, Felipe Rodrigues Gomes Ferreira. Vale lembrar que o relatório, divulgado no final de setembro pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostra que a influência humana no clima é a principal causa do aquecimento global observado desde meados do século 20. Os gases de efeito estufa contribuíram para o aquecimento entre 0,5 e 1,3 grau Celsius (ºC) no período entre 1951 e 2010.

SOS Mata Atlântica lança loja virtual
A Fundação SOS Mata Atlântica acaba de lançar sua nova loja online. Para marcar a inauguração, a loja oferecerá, por um período promocional, frete grátis para todo o Brasil. A variedade de produtos é grande, como os itens de papelaria ecológica – porta-retratos, blocos de anotações, papel reciclado e lápis produzidos a partir da poda de árvores de eucalipto – acessórios (relógios, bolsas, bonés e chaveiros), canecas, moletons, camisetas com malha 50% de garrafa PET reciclada e 50% de algodão, entre outros. Destaque também para a seção de livros, que conta com publicações exclusivas da organização. Toda a arrecadação é destinada ao desenvolvimento dos programas e projetos da organização. Acesse a nova loja em https://loja.sosma.org.br

Lixo que gera lucro
Com a crescente pressão sobre os recursos naturais e o tema sustentabilidade em pauta, a gestão adequada do lixo virou assunto estratégico dentro das empresas. A General Motors é um bom exemplo disso. No ano passado, a montadora enviou para reciclagem 90% de todos os resíduos gerados no processo de fabricação de seus carros no mundo.  A iniciativa gerou receitas de cerca de R$2 bilhões, segundo o último relatório de sustentabilidade da empresa. Hoje, 106 unidades da empresa reciclam 100% dos resíduos.

Caiacada Ecológica
A Prefeitura de Piraquara promove no próximo domingo (10), a primeira Caiacada Ecológica. O evento é destinado a esportistas, aventureiros e ao público em geral que poderá conhecer um pouco das belezas e do potencial hídrico da cidade em um passeio diferente sobre as águas do rio Piraquara. Os caiaqueros vão remar por um percurso de aproximadamente três horas guiados pela equipe do Departamento de Turismo. As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo email [email protected] Mais informações: (41) 3673-4442 / 3673-0186.

Abelhas sem ferrão
A Associação dos Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba (Acriapa) apresenta, nesta sexta-feira (08), no 4° Seminário de Meliponicultura, em Franca, São Paulo, a sua experiência reconhecida em criação racional de abelhas sem ferrão. Nativas do Brasil, as abelhas sem ferrão produzem mel com alto teor de açúcar e, portanto, com mais sabor. A meliponicultura é vantajosa ao produtor, já que a venda do produto pode render até cinco vezes mais do que a do mel comum. A Acriapa participa do evento com o apoio da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

Ceres Battistelli é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.