A Superintendência do Ibama no Paraná, através do Escritório Regional do órgão em Foz do Iguaçu, recebeu esta semana um exemplar de falcão-cauré (Falco rufigularis), conhecido por ser um dos menores da fauna brasileira. O animal foi entregue ao órgão federal após ter sido encontrado na área urbana da cidade. O falcão estava com uma asa machucada, e foi encaminhado pelo Ibama para tratamento no Refúgio Biológico de Itaipu. O objetivo agora é conseguir reintroduzir o animal na natureza. Embora a distribuição da espécie seja do México ao norte da Argentina, e ocorra em boa parte do Brasil, esse animal é incomum na região sul do país. A fragmentação de habitats naturais traz como uma das consequências a aproximação das espécies, mesmo as migratórias, para o ambiente urbano, ressaltou o superintendente do Ibama no Paraná, Jorge Augusto Callado Afonso.

UFPR promove curso sobre o Cadastro Ambiental Rural
O setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, nesta sexta-feira (28), das 9h às 20h30, no auditório administrativo do campus, um curso de capacitação e orientação sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). A iniciativa integra o projeto do Portal do CAR e será destinada para professores, técnicos e interessados.

O treinamento será divido em duas partes. No período das 9h às 17h, o curso será exclusivo para professores e assistentes da UFPR. No período da noite, das 18h30 às 20h30, haverá uma palestra sobre a realidade e a aplicação do Cadastro Ambiental Rural aberta ao público. O curso será ministrado pelo instrutor do Ministério do Meio Ambiente para o CAR, Marcelo Lemos da Fonseca Ramos.

O Portal do CAR
Através do endereço www.portaldocar.com.br, professores e especialistas da área ambiental, jurídica e agronômica da UFPR estão tirando dúvidas dos produtores rurais e de técnicos de todo o Brasil – em tempo real – sobre o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Portal do CAR foi lançado pelo setor de Ciências Agrárias da UFPR há apenas um mês e já possui mais de cinco mil acessos. Instituído pelo Novo Código Florestal o CAR é um registro público eletrônico e obrigatório a todos os proprietários de imóveis rurais em solo brasileiro e que deverá constar todas as informações ambientais da propriedade.

Coquetel vegano
Acontece nesta sexta-feira (28), a partir das 20h, no Joaquim Pub, em Curitiba, o coquetel de lançamento da V Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema pelos Animais. Além dos filmes, durante os dois dias do evento, serão comercializados produtos sem origem animal – alimentos, livros e peças de vestuários. A Mostra, que acontece nos dias 29 e 30 de novembro, na Cinemateca de Curitiba, irá exibir 22 produções nacionais e internacionais com foco no cuidado e direito dos animais. A Mostra Animal é organizada pela SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira, Grupo Curitiba. A entrada é gratuita. Mais informações: www.mostraanimal.com.br

Parcerias da Biodiversidade
Uma iniciativa de conservação da biodiversidade em propriedades rurais de escala familiar promete melhorar a renda de pequenos agricultores.  O projeto Parcerias da Biodiversidade – que tem adesão voluntária – analisa a viabilidade econômica e social de ações de manejo da biodiversidade, que possam trazer benefícios para a produção agrícola e para a conservação da natureza. Realizado incialmente com 18 produtores rurais do município de Paula Freitas – região Centro Sul do Paraná – o projeto está sendo desenvolvido pelas organizações não governamentais Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e Fauna e Flora Internacional (FFI), em parceria com a empresa Souza Cruz. Entre os benefícios fornecidos pela biodiversidade que estão sendo trabalhados com os agricultores estão: o controle de pragas, polinização, conservação da água, produção de fitoterápicos, entre outros. Em contrapartida, os agricultores devem atender a todas as exigências da legislação ambiental. Mais informações no site www.spvs.org.br/parceriasbiodiversidade

Falta de chuva pode arruinar produção mundial de chocolate
Devido às condições climáticas, a produção de cacau tem se tornado cada vez mais difícil. As perdas são maiores a cada ano, ao mesmo tempo em que o consumo de chocolate também cresce. Duas das maiores fábricas de chocolate do mundo, Mars Inc. e Barry Callebaut, têm alertado a população sobre um futuro sem chocolates. Conforme reportagem publicada no jornal norte-americano The Washington Post, os agricultores já produzem menos cacau do que a demanda mundial pede. Neste ano o mundo alcançou a maior sequência de déficits de chocolate nos últimos 50 anos. A causa para essa perda na produção está diretamente relacionada ao clima, mais especificamente à falta de chuva em áreas produtivas, como a Costa do Marfim e Gana, países africanos que concentram 70% da produção mundial de cacau. Além da estiagem, pragas que afetam as lavouras também influenciam esta queda. De acordo com a Organização Internacional do Cacau, a produção mundial deste alimento caiu de 30 a 40%.

100 mil árvores plantadas
Plantar 100 mil árvores de espécies nativas. Esta é a meta estipulada pela construtora MRV Engenharia. As árvores serão plantadas nas 125 cidades onde a empresa desenvolve suas operações e os plantios seguem as orientações dos órgãos ambientais, incluindo o Paraná. Apenas nos dez primeiros meses deste ano, a construtora atingiu o número de 83.524 árvores plantadas.