A comunidade de Nova Brasília, na Ilha do Mel, Litoral do Paraná, promove até o próximo dia 26 de julho, a 21ª Festa da Tainha. Partindo de Pontal do Sul e de Paranaguá, há barcos saindo durante todo o dia. Na programação, a famosa Tainha recheada – servida todos os dias no almoço e no jantar – apresentações culturais, música ao vivo, bingo e forró. O encerramento acontece no dia 26, às 17h. Vale a pena conferir.
Em tempos de crise, seja um consumidor consciente
Em tempos de crise, ser um consumidor consciente é cada vez mais pertinente. Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz, realizada em todas as capitais brasileiras, mapeou o interesse do consumidor sobre consumo consciente, identificando o comportamento perante os desafios que o tema traz. Um dado relevante apontou que 17% das pessoas não sabem o que fazer para praticar o consumo consciente. Por isso, trazemos aqui algumas dicas para que você saiba como ser um consumidor consciente.
O que fazer
A primeira dica é pensar antes de comprar, analisando a real necessidade de se adquirir um novo produto. Se optar pela compra, escolha sempre os produtos originais, que possuem selos verdes e solicite a nota fiscal. Evite o desperdício de alimentos e o uso indiscriminado da impressora e não utilize o carro para pequenos deslocamentos, dando preferência ao transporte coletivo. Outra dica importante é separar os resíduos em sua residência e local de trabalho. A coleta seletiva gera emprego e renda para muitas famílias e a reciclagem permite que os bens usados retornem ao ciclo produtivo, evitando o consumo de matéria-prima para a fabricação de novos produtos.
Censo ajuda na conservação do papagaio-de-cara-roxa
O último censo do papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis), espécie endêmica da Floresta Atlântica, apontou a presença de 7.464 indivíduos no Paraná. Os números são os maiores já encontrados pelos pesquisadores do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, da SPVS, e que tem o objetivo de minimizar ameaças que afetam a espécie e seu hábitat, contribuindo com a conservação da Mata Atlântica. Participam do projeto cerca de 50 voluntários, entre pesquisadores e estudantes.
Planaveg recebe sugestões até 9 de agosto
Os cidadãos brasileiros têm até o dia 9 de agosto para encaminhar sugestões para o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg). O objetivo é fortalecer políticas públicas que incluem incentivos financeiros, ampliação de mercados e as boas práticas agropecuárias necessárias para a regeneração de 12,5 milhões de hectares no país, nos próximos 20 anos, principalmente em áreas de proteção permanente e reservas legais, além de territórios degradados com baixa produtividade. As sugestões podem ser enviadas pelo e-mail [email protected]
Ceres Battistelli. Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação