Uma pesquisa publicada recentemente apontou a existência de plástico em até 88% da superfície dos oceanos do mundo, totalizando cerca de 10 mil a 40 mil toneladas de lixo. Foram analisados os detritos recolhidos em 2010 durante uma expedição para avaliar o impacto das mudanças climáticas nos oceanos. Os autores do estudo coletaram mais de três mil amostras e descobriram que 88% dos locais continham restos de plásticos de tamanhos diversos. Uma das explicações para esse fato se dá pela fragmentação dos plásticos maiores em micropartículas devido à radiação solar. Muitas são ingeridas por animais marinhos. O estudo foi realizado por pesquisadores da instituição espanhola Universidad de Cádiz.
Conhecer para proteger
Com o intuito de proteger os oceanos e ambientes marinhos, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza já financiou, desde 1990, 193 projetos para ampliar o conhecimento do ecossistema marinho e auxiliar no estabelecimento de políticas públicas efetivas de conservação. Uma das medidas mais eficazes para a conservação destes ecossistemas é a criação de Unidades de Conservação Marinhas, que podem ser efetivadas por Decretos dos Poderes Executivos (federal, estaduais ou municipais). Porém, a agilidade dos decretos não tem acompanhado o aumento da pressão sobre os recursos naturais marinhos no Brasil.
Governo adere à causa das bicicletas
O Governo do Paraná reduziu de 18% para 12% o Imposto sobre Circulação de Mercadoria (ICMS) para a bicicleta, suas partes e peças no Paraná. A medida, que íntegra a política estadual de incentivo ao uso da bicicleta no estado, está sendo comemorada em todo o Estado. O anúncio foi feito, em Londrina, durante a audiência pública “Incentivos fiscais e tributários para a bicicleta no Paraná”, promovida pelo deputado Estadual e ex-secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida. Por sinal, Cheida é o responsável pela inserção do tema bicicleta nas políticas públicas estaduais.
São Paulo deve inaugurar um trecho de ciclovia por semana
A prefeitura de São Paulo anunciou a criação de 400 novos quilômetros de ciclovia na capital paulista. De acordo com o planejamento, ao menos um trecho deve ser inaugurado por semana, com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Para facilitar o planejamento e o acesso da informação à população, a prefeitura deverá lançar um portal com as rotas cicloviárias na cidade.
Mostra Animal de cinema abre inscrições
Estão abertas as inscrições de filmes para participar da V Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais, que é o maior evento de cinema com a temática animal do país. A Mostra irá acontecer nos dias 29 e 30 de novembro, na Cinemateca, em Curitiba. O objetivo do evento é debater a relação da sociedade com o mundo animal. A cada ano recebemos um número maior de filmes, o que mostra que o cinema está se consolidando como uma forma de expressão dessa relação: humanos e animais, observa o coordenador da Mostra, Ricardo Laurino. A Mostra Animal conta também com versão itinerante que está passando por diversas cidades do país.
Quem pode se inscrever na Mostra Animal
Podem participar da seleção produções independentes, profissionais, curtas, médias ou longas-metragens que abordem assuntos relacionados ao universo animal. A inscrição pode ser realizada diretamente pelo site www.mostraanimal.com.br, no link Inscrições. O prazo para recebimento dos filmes é até o dia 15 de agosto. A participação é gratuita.
Logística reversa
O Comitê Orientador para a Implantação da Logística Reversa (Cori) aprovou no dia 1º de julho, duas propostas de acordos setoriais: de embalagens e de lâmpadas. Os acordos preveem responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e propicia que esses materiais, depois de usados, possam ser reaproveitados. As propostas passarão por consultas públicas e o objetivo é definir as regras para a implantação da logística reversa – que garantirá o retorno dos resíduos que podem ser reciclados à indústria, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.
Bancos com carregador solar são instalados em Boston
Os moradores da capital de Massachusetts (EUA) agora podem desfrutar das áreas verdes da cidade, sem deixar a tecnologia de lado. Isso porque foram instalados bancos com entrada USB para carregar dispositivos móveis. A estação carregadora, instalada em Boston, aproveita a energia solar para manter seu funcionamento nas ruas. Batizados de Soofa, os bancos implantados ao ar livre ainda fornecem informações sobre localização, qualidade do ar e níveis de ruído.