Mapa inédito identifica os últimos refúgios de espécies ameaçadas

Ceres Battistelli | cerestb@gmail.com

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) apresentou, no útlimo domingo, (25), na 14ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), no Egito, o Mapa dos Sítios da Aliança Brasileira para Extinção Zero. ou Mapa BAZE. O estudo inédito identifica 146 sítios como os últimos refúgios para espécies da fauna que correm sério risco de extinção, trazendo detalhes por bioma, região, grau de proteção e área ocupada. Também indica o grupo taxonômico das 230 espécies-alvo. Para chegar ao número, as 725 espécies de vertebrados e invertebrados classificadas como Criticamente em Perigo ou em Perigo na Lista Vermelha Oficial da Fauna Brasileira.


Bilionário cria fundo para a conservação de 30% do planeta até 2030
O bilionário e filantropo nascido na Suíça, Hansjörg Wyss, é famoso por apoiar causas de justiça social, ciência e de proteção ambiental. No final do mês de outubro ele anunciou a sua próxima grande ação, em parceria com a National Geographic Society: a criação de um fundo de $1 bilhão de dólares americanos ($3,84 bilhões de reais) para proteger 30% do planeta até 2030.O valor será administrado pela fundação Wss Campaingn for Nature, que já escolheu as primeiras 9 iniciativas que serão beneficiadas em $48 milhões pelo fundo.


Onças-pintadas e tamanduás ganham comemoração em Curitiba
Nesta quinta-feira (29) será celebrado pela primeira vez o Dia Nacional da Onça-pintada no Brasil. A data foi incluída no calendário por Portaria do Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de colaborar com a preservação da espécie. A data terá programação especial no Museu de História Natural do Capão da Imbuia e no Zoológico de Curitiba. No Museu, além de poder ver uma onça taxidermizada (empalhada), os visitantes farão máscaras de onça e uma visita orientada pela Trilha das Araucárias (no Bosque do Capão da Imbuia, em volta do museu) com o tema dos aspectos biológicos do animal.


Casal viajará Antártica com carro solar feito com resíduos de plástico
Daqui a um mês, um casal holandês colocará em prática um plano audacioso: rodar o continente mais gelado do mundo com um veículo alimentado por energia solar, cujas peças em parte foram construídas com componentes plásticos impressos em 3D.  Em seu site, o casal Edwin e Liesbeth ter Velde explicam que “o que começou como um quebra-cabeça é agora um carro antártico de alta tecnologia”.