Muito em breve as empresas paranaenses terão que apresentar o volume das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) geradas pelos seus empreendimentos. O objetivo da iniciativa é reduzir os níveis de poluição e os efeitos das mudanças climáticas, estabelecendo critérios mensuráveis. Os resultados das ações de redução e remoção de gases de efeito estufa serão acompanhados pelos órgãos ambientais. Aliado a isso, as empresas poderão compensar o gás carbônico (CO2) que emitem na atmosfera, por meio do projeto Estradas com Araucárias. Um bom exemplo é a empresa Loga Logística Transportes. O proprietário investiu R$ 46 mil no projeto que prevê o pagamento de R$ 5 por muda para o produtor rural. Com isso, a empresa já compensou 20% das suas emissões de carbono.
Mobilidade
Em todas as partes do Brasil e do Mundo o tema da vez é a Mobilidade. E aqui, também não poderia deixar de ser. A opção pelo automóvel – que parecia ser a resposta eficiente do século 20 à necessidade de circulação – levou à paralisia do trânsito, com desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. No Brasil, a frota de automóveis e motocicletas teve crescimento de até 400% nos últimos dez anos
Neste espaço vamos trazer notícias sobre projetos e ações para melhorar a mobilidade urbana de forma sustentável. Isso também inclui,calçadas confortáveis, niveladas, sem buracos e obstáculos, porque um terço das viagens realizadas nas cidades brasileiras é feita a pé ou em cadeiras de rodas.
Cicloturismo
O Projet Ciclovida da UFPR inicia, no próximo dia 28 de junho, o seu calendário anual de Cicloturismo e que terá um passeio ciclístico por mês. O primeiro sairá do setor de Ciências Agrárias da UFPR, no bairro Cabral, com destino a Fazenda Canguiri e represa do Iraí – localizada entre Pinhais e Piraquara. O percurso de ida e volta é de aproximadamente 50 quilômetros. Mais informações e inscrições pelo site www.ciclovida.ufpr.br ou www.bikesul.com.
Cidades sustentáveis
Nos dias 21 e 22 de junho acontece, em Foz do Iguaçu, o Fórum Mundial do Meio Ambiente que reunirá cerca de 400 lideranças empresariais, pesquisadores e organizações socioambientais. A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o governador, Beto Richa, já confirmaram presença.
Entre os convidados internacionais, Robert Kennedy Jr – que já foi nomeado pela revista Time como um dos Heróis do Planeta, por sua contribuição na luta para salvar o rio Hudson, em Nova York e Jean-Michel Cousteau, que segue inspiração do pai, o oceanógrafo, mergulhador e explorador francês Jacques Cousteau, na luta pela preservação dos oceanos. A jornalista Rosana Jatobá e os atores Márcio Garcia e Victor Fasano – celebridades engajadas com o tema – também estarão presente.
O Fórum é uma iniciativa do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), em parceria com o Governo do Estado. Durante os dois dias serão debatidos temas como crise global da água, energia, transposições, controle de enchentes, despoluição e a interdependência global entre economia e ecologia.
IBGE incluirá animais de estimação no censo 2014
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) passará a incluir os animais de estimação em seus levantamentos. Os dados farão parte da Pesquisa Nacional de Saúde, que integrará a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2014. Atualmente, não há dados oficiais sobre quantos são os cães, gatos, pássaros, roedores, peixes e répteis domésticos no Brasil. O professor de Zoonoses e biologia molecular do departamento de Medicina Veterinária da UFPR, Alexander Welker Biondo, comemora a inclusão de duas novas perguntas no censo do IBGE: Quantos ca~es você tem em casa? e Quantos gatos você tem em casa?
Em 2004, o departamento da UFPR solicitou ao IBGE o início dos censo de cães e gatos. “Ficamos felizes de que em 2014, dez anos depois, finalmente os membros não humanos de nossas famílias serão também considerados nas estatísticas brasileiras” , diz Biondo.A inclusão do universo pet no levantamento oficial possibilitará a definição de políticas mais específicas para a saúde animal.
Agenda Verde
Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente o Governo do Paraná lançou a “Agenda Verde” – pacote contendo 30 ações prioritárias para a área ambiental e que deverão ser desenvolvidas durante este ano. Entre os avanços, a inclusão da educação ambiental em todas as escolas, investimentos para prevenção e alerta de desastres naturais, modernização do licenciamento ambiental e ainda, o anúncio do primeiro programa estadual de gestão de bacias hidrográficas urbanas, o “Rio da Minha Rua”. Estas são algumas das ações da Agenda Verde, capitaneada pelo ambientalista e secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida.
Ecoar
A poesia da terra nunca morre, John Keats , poeta. Ceres Battistelli, é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.