Montanhistas farão ação voluntária no Parque Estadual Pico Paraná

Por Ceres Battistelli / cerestb@gmail.com

No próximo dia 30 de abril (sábado) será realizado, no Parque Estadual Pico Paraná, um mutirão para carregar pedras com o objetivo de recompor e melhorar as trilhas do parque. A ação organizada pelos montanhistas foi batizada de predágio. Quem visitar o parque nesse dia também pode contribuir com o trabalho, que prevê o carregamento de pedras montanha acima. A estimativa é envolver mais de 100 pessoas. Na última semana, o Clube Paranaense de Montanhismo e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) já promoveram um curso para capacitar voluntários interessados em dar apoio ao trabalho de visitação pública no Parque Estadual Pico Paraná. No Parque Estadual Pico Paraná fica o ponto mais alto do Sul do País –1.877,39 metros acima do nível do mar.

Paris quer ser mais agradável para pedestres e ciclistas
A capital francesa tem estudado diversas maneiras de se tornar mais amiga dos pedestres e ciclistas. A Praça da Bastilha é o próximo alvo do projeto. Sendo basicamente uma ilha em meio ao tráfego, o local deve passar por mudanças que reduzirão o espaço para os carros, aumentando a segurança das pessoas fora dos automóveis. Este é apenas um, entre sete pontos históricos da cidade que estão passando por um replanejamento. Em todos os casos, a prefeitura deverá reduzir em até 50% a área destinada aos carros nos arredores das praças. A Praça da Bastilha, por exemplo, será diretamente conectada à calçada, ganhará novas áreas verdes e espaço para as pessoas descansarem.

Conselho Gestor dos Mananciais da RMC escolhe representantes
O Conselho Gestor dos Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba (CGM) iniciou o processo para escolha dos dois representantes das entidades não governamentais de defesa e proteção do meio ambiente. Podem participar do processo de seleção as Organizações Não Governamentais (ONGs) com sede e atuação comprovada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e que estejam cadastradas no Conselho Estadual de Meio Ambiente. São duas vagas para as ONGs comporem o CGM, sendo uma vaga para titular e outra para suplente. A indicação das ONGs deverá ser feita até às 14h do dia 31 de maio de 2016, quando ocorrerá o processo eleitoral para a escolha dos representantes.

Cada ONG deverá indicar seu representante através de um ofício encaminhado para a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba) – Secretaria Executiva do Conselho Gestor de Mananciais da RMC – Rua Máximo João Kopp, 274 – Bloco 3 – Santa Cândida – CEP: 82.630-900. Também pode ser enviado por e-mail: malu@comec.pr.gov.br.

Seminário sobre eficiência energética em SP
Estão abertas as inscrições para o III Seminário sobre sistemas de águas geladas – Chillers, que será realizado nos dias 27 e 28 de abril, em São Paulo. São 300 vagas gratuitas para o seminário promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo é discutir as alternativas mais modernas disponíveis no mercado para substituição do gás HCFC-22, que possui grande potencial de destruição da camada de ozônio e está presente nos sistemas de refrigeração central de edifícios.