Amanhã é Natal, período de paz e renovação. A Coluna Conteúdo Sustentável deseja a todos os leitores do Bem Paraná muita saúde, paz e realizações nesta data em que é celebrado o nascimento de Jesus.

Além disso, o momento é oportuno para a reflexão. Como nosso tema é meio ambiente, nada melhor do que aproveitar esta data para refletir um pouquinho sobre o que você, seus amigos e familiares podem fazer – com pequenas iniciativas – para contribuir com a qualidade de vida do seu bairro, no seu trabalho ou na sua cidade.

Natal Sustentável
Pensando de forma sustentável, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos criou um espaço na sua página na internet com dicas para que a população fique atenta ao consumo excessivo, colabore para evitar o desperdício e para poupar o meio ambiente.

No site www.meioambiente.pr.gov.br o cidadão encontra o banner “Natal Sustentável”. Lá estão dicas de decoração, ceia, presentes e até enfeites de natal produzidos com materiais recicláveis.

Decoração e ceia
Entre as dicas da Secretaria do Meio Ambiente para a decoração de Natal, está evitar o uso de balões e outros enfeites descartáveis. O ambiente fica elegante e bonito quando decorado com vasos, flores, folhas e tecidos.

Para a iluminação da residência ou da árvore de Natal, existem lâmpadas de baixo consumo como, por exemplo, as lâmpadas de LED. Já as velas ecológicas feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol, soja e são muito mais baratas que as tradicionais. Os cartões de natal também podem ser feitos com papéis reciclados. Para a ceia de Natal e de Ano-Novo a palavra de ordem é planejamento. As compras pensadas com antecedência evitam sobras e desperdícios. Outra alternativa é optar por produtos orgânicos, cultivados por agricultores da sua região.

Ao organizar a festa, evite o uso de pratos, talheres e copos descartáveis. Sujos, eles não são reaproveitados totalmente. Além de mais barato, utilizar louça convencional é bem mais sustentável.

Coleta de Lixo no Litoral
Para quem vai passar as festas de final de ano nas praias do Paraná, o Instituto das Águas, autarquia da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, pede a atenção e a colaboração dos veranistas que estiverem nas praias do Litoral do Paraná, para os horários de coleta e de destinação do lixo. O ideal é que o lixo seja colocado para fora das residências das 18h às 7h da manhã, em sacos diferenciados para lixo orgânico e reciclável. Neste período, os caminhões contratados pelo governo para reforçar a coleta de lixo no Litoral, estarão fazendo o recolhimento dos resíduos. Se o lixo for deixado em outros horários, passará o dia todo em frente as residências, causando a sensação da falta de recolhimento. Fica a dica.

Horários de Coleta
Em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná os caminhões recolherão o lixo domiciliar diariamente à partir das 7h às 18h. Serão quatro equipes de coleta e quatro caminhões destinados para cada município, sendo dois caminhões disponibilizados pelas prefeituras e outros dois caminhões contratados pelo Governo do estado. Dependendo do fluxo de pessoas e da geração de resíduos, o recolhimento pode ser feito em um ponto até três vezes no mesmo dia. A coleta do lixo reciclável também acontece diariamente, em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

No município de Paranaguá, serão realizadas as coletas, o transporte e a destinação de resíduos sólidos domiciliares. Na Ilha do Mel, todo o lixo resultado da limpeza das praias, da coleta de resíduos das comunidades de Brasília e Encantadas será transportado por barcaças até o aterro de Paranaguá.

Mais Lixeiras
O Governo do Paraná também está instalando 1.300 novas lixeiras na orla das praias. Sacolas azuis servirão para os veranistas acondicionarem o lixo reciclável e sacolas pretas para os resíduos orgânicos. A nstalação das lixeiras serão realizadas nas praias de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

Exposição de bio-jóias, recicláveis, couro de peixe e escamas
A Secretaria do Meio Ambiente também vai promover exposição de bio-jóias, recicláveis, couro de peixe e escamas. A ação é uma parceria com a Associação de Artesanato de Praia de Leste e Provopar, com o objetivo de valorizar o artesanato local, por meio do cunho ambiental, e a percepção do consumo consciente.