A marca esportiva Nike acaba de inaugurar, em Xangai, uma loja construída com 5.500 latinhas de refrigerante, duas mil garrafas PET e 50 mil discos usados. Os materiais encontrados no lixo deram origem a quase toda a construção – que possui teto dobrável composto por painéis flexíveis. Até mesmo algumas peças da instalação e da parte elétrica foram elaboradas com os resíduos e suas propriedades. Chamada de Nike X158 Hyper Nature, o novo estabelecimento alerta para os padrões de consumo e as consequências geradas pelo acúmulo de resíduos no ambiente, sem deixar de atrair os consumidores e mostrando sua preocupação com a sustentabilidade empresarial.
Proteção Animal
Curitiba será a próxima cidade a sediar o Seminário Regional para Elaboração da Política Estadual de Controle Ético de Cães e Gatos, realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. O objetivo é ouvir a população e reunir os principais problemas e soluções de cada região do estado relacionados ao controle populacional dos animais domésticos e integrá-los a um Programa Estadual.Vamos incluir os municípios nesta discussão e elaborar uma política inédita no Estado que será transformada em lei, prevendo disposição orçamentária. A ideia é encaminhar a proposta para votação da Assembleia Legislativa ainda neste ano, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida.
300 mil para conservação costeira e marinha
A Fundação SOS Mata Atlântica abriu inscrições para o VI Edital do programa Costa Atlântica que disponibilizará até R$ 300 mil para projetos para a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade das zonas costeira e marinha sob influência do bioma Mata Atlântica. Os projetos interessados devem ter prazo máximo de 12 meses para sua execução, contados a partir da data de assinatura do contrato, e seguir uma das duas linhas de atuação: Fortalecimento de Unidades de Conservação Marinha ou Negócios e Práticas Sustentáveis Envolvendo Recursos Marinhos e Costeiros Associados ao Bioma Mata Atlântica. Mais informações https://www.sosma.org.br
Conferência Estadual de Meio Ambiente
Para os interessados em participar da Conferência Estadual do Meio Ambiente – que acontece nos dias 05 e 06 de setembro, em Foz do Iguaçu – a Secretaria do Meio Ambiente está abrindo vagas para observadores. Através do site www.meioambiente.pr.gov.br é possível fazer a inscrição. Os custos de transporte, hospedagem e alimentação do evento serão de responsabilidade de cada observador. A Conferência Estadual de Meio Ambiente é a última e mais importante etapa para que os paranaenses possam contribuir com a política nacional de resíduos sólidos. Participam da Conferência 377 delegados eleitos para representar 20 regiões do Paraná. Eles levarão à Conferência Estadual 120 propostas de cada região para serem votadas sobre coleta, reciclagem, reaproveitamento e destinação final do lixo.
Musicletada
Nos dias 21 e 22 de setembro, dia mundial sem carro, Curitiba sedia mais uma edição do MUSICLETADA, evento que marca o encerramento do Mês da Bicicleta (Lei nº 316/12). O festival será realizado na Praça Nossa Senhora de Salete, em frente ao Palácio Iguaçu, onde dez bandas irão se apresentar. Uma outra preocupação da organização chamou a atenção: incluir o conceito de responsabilidade socioambiental na produção do evento. Entre as medidas sustentáveis estão a redução no consumo de energia, já que 70% da programação acontecerá durante o dia, aproveitando luz natural. A lei do silêncio será respeitada e as ações de limpeza, coleta seletiva e logística reversa dos resíduos gerados seguirão as recomendações da política estadual de resíduos sólidos. Materiais informativos relacionados ao meio ambiente também estão sendo confeccionados para o Musicletada.
Rancking da sustentabilidade
Nos rankings sobre desenvolvimento de países o Brasil apareceu na 45a posição. O relatório de sustentabilidade levantou os dados de 59 nacionalidades e apontou a Suécia como o país mais sustentável do mundo e o mais preparado, seguido pela Austrália e Suíça. A China ficou em 48º e na última colocação ficou a Nigéria.
A pesquisa analisou fatores como matriz energética, tecnologia, sociabilidade, governança, sustentabilidade e qualidade de vida. Por meio desses, e mais onze quesitos, buscou-se descobrir quais nações estão em condições favoráveis em relação ao futuro. Também foram listadas as notas de cada país. Enquanto o topo da lista obteve 8,25, o Brasil conseguiu apenas 4,63. O documento foi elaborado pela RobecoSAM, consultoria voltada para o setor de investimentos sustentáveis.
Ceres Battistelli, é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.