A rádio CBN promove – nesta e na próxima semana – uma série de debates regionais com o tema O Destino do Lixo No Paraná. O debate abordará assuntos relacionados ao Programa Paraná Sem Lixões, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos com foco na mudança de atitude, nos hábitos de consumo, o combate ao desperdício e incentivando a reutilização e o reaproveitamento dos materiais potencialmente recicláveis. Os debates começaram no dia 02 de dezembro, na rádio CBN de Foz do Iguaçu; ontem, dia 03 de dezembro, foi a vez de Cascavel e hoje, dia 04 de dezembro, o debate acontece na CBN Maringá. Em Curitiba, a discussão sobre o Destino do Lixo acontece no dia 09 de dezembro, às 20 horas, no Hotel Deville. A CBN Ponta Grossa sediará o debate no dia 10 de dezembro e, em Londrina, será no dia 11 de dezembro. Os ciclos de debates regionais sobre resíduos sólidos tem o apoio da FIEP, RECICLNIP, Souza Cruz, Sanepar, Copel, Fomento Paraná e Compagás – todas com ações na área de resíduos.
Ecosia
Um novo site de busca, com o mesmo mecanismo do Google, promete plantar uma árvore para cada pesquisa realizada no sistema. O buscador Ecosia já soma mais de 2,5 milhões de usuários em todo o mundo, que realizam cerca de 20 milhões de buscas por mês. Criado por alemães, o Ecosia quer estimular as pessoas a adotarem hábitos mais sustentáveis desde a navegação na internet. Os idealizadores do site de busca sustentável se uniram ao Yahoo, ao Bing e à WWF para concluir o projeto, que destina, pelo menos, 80% de suas verbas para um programa de preservação das florestas tropicais no mundo inteiro – sobretudo na Amazônia. Além do plantio de novas árvores e da doação dos lucros do site, o Ecosia mantém um programa de mitigação de suas emissões de carbono e publica os certificados de neutralização na web. Se apenas 1% dos internautas em todo o mundo trocasse o Google pelo Ecosia, todos os anos seria possível plantar e proteger uma área equivalente ao território da Suíça. Fica a dica.
Benefícios do iogurte
Os benefícios do iogurte e das bebidas fermentadas vão muito além dos nutrientes oferecidos para uma alimentação saudável. A conclusão faz parte de um estudo recente divulgado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos EUA. A pesquisa mostra que os probióticos presentes no iogurte são capazes de melhorar o humor das pessoas, uma vez que liberam alguns dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem estar e pelo controle da ansiedade. Assim, o líquido pode não só deixar as pessoas mais bem humoradas, como também auxiliar no tratamento da depressão e de outros transtornos mentais e de comportamento. Estas bactérias são microorganismos que possuem o poder de alterar a mente, afirmou ao site Quartz o especialista Mark Lyte, membro da Universidade Tecnológica do Texas, instituição que também participa da pesquisa.
A loja curitibana Yoguland – que fica no Shopping Jardim das Américas e comercializa combinações tentadoras e saudáveis feitas a partir do iogurte gelado (frozen yogurt) – promete investir na divulgação da pesquisa americana neste verão.
SOS Bicho
O Movimento SOSBICHO de Proteção Animal e o Instituto de Proteção Animal e Exercício da Cidadania (IPAEC) promovem, no dia 11 de dezembro, às 16h, na Escola Esperança, em Curitiba, a solenidade de Premiação do 2º Concurso Cultural do Projeto Educativo Ponto Final no Abanono. Serão premiados estudantes de 10 a 17 anos que participaram com redações, desenhos, fotografias e vídeos sobre o tema do abandono. A iniciativa visa desenvolver em crianças e adolescentes o comprometimento com a vida e a responsabilidade com sua cidade e com os seres que nela vivem. Mais informações no site www.ipaec.org.br
Programa ConBio
Este mês, o Programa Condomínio da Biodiversidade (ConBio), promovido pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), lançou um novo site. Através do endereço https://condominio biodiversidade.org.br/ é possível conhecer as linhas de ação do programa, pessoas beneficiadas, ter acesso aos materiais educativos e à história do programa, que já conta com 13 anos de existência. O ConBio atua em Curitiba e Campo Largo e, ainda este ano, vai estender os trabalhos para outros dois municípios da Região Metropolitana, localizados na Bacia do Alto Iguaçu. A ideia é buscar proprietários de áreas que possuam nascentes em seus terrenos e que tenham interesse em promover a conservação ou a recuperação de suas áreas naturais.