É indiscutível a importância do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) como ferramenta de conservação mundial. O PSA prevê a compensação financeira de produtores rurais que mantém protegidas fontes de água, biodiversidade e remanescentes florestais. O tema foi abordado pelo conselheiro do Governo dos EUA para Mudanças Climáticas, professor da Universidade de Virgínia, Janaki Alavalapati. Ele esteve em Curitiba, na última semana, para o lançamento do Portal do Cadastro Ambiental Rural, idealizado pelo do setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde falou com exclusividade para a coluna Conteúdo Sustentável. A prefeitura de Nova Iorque gastava U$7 bilhões para despoluir a água fornecida à população. A partir do momento em que passou a compensar os proprietários do entorno das áreas de captação pela sua proteção, o custo para despoluição caiu para U$50 milhões, demonstrou Alavalapati. O Governo do Paraná está prestes a implementar o PSA em áreas de mananciais. Estamos na torcida.
Paraná aumentou em 37,54% emissões de Gases na atmosfera
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos concluiu o primeiro Inventário de Emissões Diretas e Indiretas de Gases de Efeito Estufa, apresentado na última segunda-feira (03), em Curitiba. O estudo apontou a emissão de 444 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera entre os anos de 2005 a 2012. Isso representa que cada paranaense emite 4,99 toneladas de gás carbônico por ano. Se comparadas as emissões no ano de 2005 e em 2012, houve um aumento de 37,54% no volume de gases emitidos na atmosfera pelo Paraná em oito anos. O aumento é consequência do desenvolvimento do estado. Agora com os dados em mãos, a SEMA criará políticas para incentivar a redução da geração de gases de efeito estufa em diversos setores da economia.
Está proibida a pesca profissional em rios e mares
Entre os dias 1 de novembro e 28 de fevereiro está proibida pesca, o transporte e a comercialização de espécies nativas nos rios Paraná, Iguaçu, Ivaí, Piquiri, das Cinzas, Paranapanema, Ocoí, São Francisco Falso, São Francisco Verdadeiro, Bela Vista, Tibagi e afluentes. A proibição da pesca se deve ao período de defeso, ou seja, de reprodução das espécies de peixes e é fundamental para proteção dos recursos pesqueiros nos rios e mar do Paraná. Durante esse período é permitida apenas a pesca desembarcada, com linha de mão ou molinete é permitida.
Declaração de estoque
Pescadores profissionais, associações de pescadores, peixarias, frigoríficos, hotéis, restaurantes e outros, têm até esta semana para declararem seus estoques in natura. A declaração é importante para comprovar a origem dos produtos em caso de fiscalização ambiental. A declaração pode ser feita ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) ou ao Ibama. Já para a pesca marítima, a proibição vale para a captura da sardinha entre os dias 1º de novembro e 15 de fevereiro. Os estoques de sardinha devem ser declarados até o dia 09 de novembro de 2014.
Multa
O Ibama no Paraná PR alerta que pescar em período ou local em que a pesca esteja proibida é crime ambiental, com multa prevista entre R$700 e R$100 mil reais. Para o Superintendente do Ibama/PR, Jorge Augusto Callado Afonso, o pescador deve conscientizar-se que ao respeitar o defeso esse ano, ele estará garantindo a manutenção da biodiversidade e a disponibilidade de peixes para os períodos em que a pesca é permitida.
Ecodesign Social
O Shopping Mueller, com apoio do Núcleo Paranaense de Decoração, lançou este ano o Projeto Mueller Ecodesign Social. Em sua primeira edição, o Projeto irá beneficiar umas das entidades assistidas pela Fundação de Ação Social (FAS), da Prefeitura de Curitiba, renovando e aprimorando a infraestrutura do local. As obras tiveram início no mês de setembro, com entrega prevista para dezembro. Para essa missão, foram convidados diversos profissionais que assinarão espaços e tem o desafio de aplicar as tendências de arquitetura e design dentro do contexto da ecossustentabilidade. Todas as etapas do Projeto Mueller Ecodesign Social são documentadas, por meio de fotos e vídeos, e farão parte de uma exposição, que será lançada em janeiro de 2015. Mais informações www.shoppingmueller.com.br