Uma resolução que fortalece a proteção de baleias foi adotada pela comunidade internacional. Proposta pelo Brasil em conjunto com outros países, a Declaração de Florianópolis foi aprovada pela Comissão Internacional da Baleia (CIB). Ao todo, 40 nações declararam-se favoráveis à resolução, contra 27 votos contrários. A Declaração reafirma a importância da manutenção da moratória à caça comercial de baleias, em vigor desde 1986, e reconhece o papel da CIB na recuperação das populações dos grandes cetáceos (mamíferos marinhos).  Com a proposição aprovada, a Comissão reitera sua atuação em defesa do uso não letal e não extrativo dos cetáceos, animais que também são ameaçados por redes de pesca abandonadas nos oceanos, acidentes com navios, mudança do clima e outras questões ambientais.

Identificado desmatamento do tamanho de 414 campos de futebol em SC
O Ministério Público de Santa Catarina e a Polícia Militar Ambiental identificaram área desmatada equivalente ao tamanho de 414 campos de futebol em no Planalto Norte Catarinense, e que resultou na aplicação de multas de aproximadamente R$ 2 milhões. A área foi localizada durante operação nacional, intitulada Mata Atlântica em Pé, em 14 cidades do Norte.


ONU promove campanha de mutirões de limpeza de praias
A ONU e o Instituto Ecosurf deram início à segunda edição da #SemanaMaresLimpos, iniciativa que busca promover a limpeza de praias e localidades margeadas por rios, lagos e lagoas. por todo país. A ação que dura até o dia 23 de setembro contou com a inscrição de 136 grupos de 18 estados brasileiros e coletou cerca de 24 toneladas de resíduos. Dos ítens encontrados nestes locais, os mais numerosos foram bitucas de cigarro, tampas de garrafa, canudos, garrafas plásticas, sacolas plásticas de supermercado, embalagens plásticas em geral, copos e pratos plásticos, garrafas de vidro, pedaços de isopor e talheres plásticos.

Ciclovia pré-fabricada de plástico reciclado é inaugurada
Acaba de ser inaugurada na cidade de Zwolle, Alemanha, um trecho de ciclovia construída com resíduos pós-consumo que seriam descartados ou incinerados. Para desenvolver o material, foram usadas garrafas de plástico velhas, copos de cerveja de festivais, embalagens de cosméticos e móveis de plástico. Ainda em fase piloto, a ciclovia possui 70% de plástico reciclado em seus 30 metros de comprimento, embora a ideia seja futuramente criar uma ciclovia feita inteiramente de plástico reciclado.