O Paraná é o primeiro das Américas a ter vacina gratuita contra dengue. O lançamento da Campanha de vacinação aconteceu ontem, no Porto de Paranaguá. Estiveram presentes no lançamento o governador do Paraná, Beto Richa e o Ministro da Saúde, Ricardo Barros. A vacina foi produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2015, depois de 20 anos de pesquisa e a comprovação de sua efetividade. A campanha de vacinação será feita entre os dias 13 e 30 de agosto nos postos de saúde. Ela protege contra os quatro sorotipos de dengue que circulam no Brasil.

Chile está gerando energia solar gratuita
A indústria solar do Chile expandiu tão rapidamente que está gerando eletricidade gratuitamente. Os preços à vista chegaram a zero em algumas regiões do país, segundo a operadora da rede central do país. A boa notícia para os consumidores, é uma má notícia para as usinas de energia, em dificuldades para gerar receita, e para as empresas que buscam financiar novos parques.

A pior situação acontece na região norte do país, no deserto do Atacama, aonde estão instalados 29 parques solares e outros 15 estão nos planos da rede central. Agora, o Chile enfrenta a queda da demanda por energia devido à desaceleração da produção de cobre em meio a um excedente global, o que provoca um excesso de energia gerada em uma região que não possui linhas de transmissão para distribuir a eletricidade a outras partes.

Plano de Ação vai apoiar resgate de animais marinhos no Litoral
Vinte e duas instituições públicas e civis estão elaborando um plano de atendimento a animais marinhos para o Litoral do Paraná. O trabalho é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com participação do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e apoio do Ministério Público. Em menos de um ano, o projeto Monitoramento de Praia, desenvolvido pelo CEM em 100 quilômetros da costa paranaense, recolheu 1.184 animais, vivos ou mortos, como tartarugas, golfinhos, mamíferos e aves. Neste conjunto estão espécies ameaçadas de extinção, raras e também migratórias, que passam pelo Litoral ou usam os recursos naturais disponíveis para reprodução e sobrevivência.

Curso sobre resíduos sólidos
O Ministério do Meio Ambiente disponibilizará mais 1 mil vagas para a 4ª edição do curso Orientações para a Elaboração de Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Devido à grande procura as inscrições foram reabertas. O curso tem 20 horas de duração e será realizado no período de 4 de agosto a 7 de setembro. O curso tem como público alvo os técnicos e gestores de municípios de pequeno porte, com população inferior a 20 mil habitantes. A capacitação será realizada na modalidade a distância (EaD), sem tutoria. As inscrições podem ser realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem, até 2 de agosto. Saiba mais: https://ava.mma.gov.br/Autocadastramento.pdf

Moradores contribuem com revisão da lei da Ilha do Mel
Moradores, comerciantes e lideranças da Ilha do Mel, Litoral do Paraná, entregaram à Secretaria Estadual do Meio Ambiente contribuições e sugestões para a alteração da lei nº 16.037/2009 – que trata do zoneamento e da gestão da Ilha do Mel. A principal alteração será a proposta de criação de uma Unidade Administrativa na Ilha do Mel que estabeleça mais claramente o papel de cada instituição. Paralelamente à revisão da Lei, a Sema vai constituir um Grupo Técnico para construção do Plano de Uso e Ocupação da Ilha, que terá a participação de representantes da comunidade.