O Governo do Paraná preparou uma programação especial para comemorar os 60 anos da criação do Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. Entre os dias 16 a 20 de outubro serão realizados eventos culturais,de educação ambiental e cênicos no Parque. Também está previsto o lançamento de novos produtos turísticos: a Trilha da Fortaleza, observação de pássaros, caminhada noturna e atividades de cicloturismo.

A programação inclui apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, exposição de astrofotografia, distribuição de mudas nativas aos visitantes, atividades de educação ambiental e lançamento do selo comemorativo aos 60 anos do Parque Estadual de Vila Velha. A ECOPARANÁ e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estão coordenando as comemorações. A programação completa pode ser conferida no site do Governo na internet www.pr.gov.br ou pelo telefone (42) 3228-1138

Projeto FIAR
A sustentabilidade e a geração de renda são os eixos do Projeto FIAR, concebido pela artista, Kássia Kessel, com o objetivo de promover oficinas sobre fiação artesanal para moradores de áreas de vulnerabilidade social. Em Curitiba, cerca de 100 pessoas participaram das 20 oficinas do Projeto, onde aprenderam técnicas de produção do fio a partir da lá de carneiro bruta. Kássia também ensinou aos participantes das cursos técnicas de tingimento da lã com pigmentos naturais. De acordo com a artista, é possível atingir cores lindas pigmentando a lã de carneiro natural com extrato de uva, jabuticaba, carqueja, cebola, abacate, entre outros.  Com incentivo do Banco do Brasil, o Projeto FIAR acaba de ser publicado e tornou-se um manual de introdução sobre a fiação, com informações da tosquia da lã e extração de diferentes fibras para a utilização em trabalhos manuais. Mais informações sobre o Projeto FIAR e outras obras da artista estão disponíveis no endereço https://www.orgaguadoce.blogspot.com.br/. O telefone para contato é o (41) 9808-7072

Júlio Covello
Lãs tingidas com pigmentos naturais no Projeto FIAR.

Mídia e Negócios
A implementação de projetos de desenvolvimento sustentável em empresas é, cada vez mais, sinônimo de bons resultados na área econômica, social e ambiental. A empresa curitibana Higi Serv – que promove a terceirização de serviços de limpeza e conservação – é um bom exemplo. Em 2010, a empresa iniciou a substituição dos tradicionais produtos de limpeza por produtos da linha ecológica. No início, os benefícios estavam relacionados ao baixo impacto ambiental dos produtos que utilizam menos recursos renováveis para sua fabricação. Hoje, os resultados vão além. A empresa observou a redução de 70% no volume de embalagens descartadas, 65% de redução no consumo de produtos de limpeza, 95% de satisfação da equipe que manuseia os produtos e 100% de satisfação dos clientes no quesito da responsabilidade socioambiental.

Jornalismo Ambiental
Entre 17 e 19 de outubro, a capital federal será palco do 5º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental e do II Encontro Nacional de Pesquisa em Jornalismo Ambiental. O evento reunirá profissionais de Comunicação do Brasil e do Exterior. Esta colunista participa como convidada das discussões que terão como foco os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Bill Gates aposta na energia limpa
Bill Gates anunciou que pretende usar os resíduos das usinas nucleares para gerar eletricidade para todo o território norte-americano durante os próximos 800 anos. O custo do ambicioso projeto será de cinco bilhões de dólares. O objetivo da iniciativa é  aumentar a matriz de energias limpas nos EUA, além de combater a produção de armas nucleares no mundo todo. Os trabalhos para desenvolver o projeto são coordenados por Gates e seu companheiro Nathan Myhrvold, por meio da startup TerraPower, localizada em Bellevue, nos EUA.

Prêmio A3P
As instituições públicas que ainda não se inscreveram para a 5ª edição do concurso Melhores Práticas de Sustentabilidade – (Prêmio A3P) têm até 15 de novembro para participar. O Prêmio integra a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O objetivo é estimular ações sustentáveis no cotidiano das instituições públicas, como, por exemplo, o reaproveitamento de papel, atitudes de economia de água e energia, separação do lixo, capacitação dos servidores, compras públicas sustentáveis, entre outras. Mais informações podem ser obtidas no site https://hotsite.mma.gov.br/a3p/

Ceres Battistelli é jornalista especializada em meio ambiente e coordenadora de comunicação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.