O Parque Estadual de Vila Velha sediará no próximo domingo (13), a Meia Maratona de Ponta Grossa – Subway. Os corredores irão percorrer as 3 maiores atrações do parque: os arenitos, as furnas e a lagoa dourada. A largada, prevista para às 15h, será no período da tarde para evitar impactos aos animais que vivem na Unidade de Conservação, conforme orientação do Instituto Ambiental do Paraná. Além disso, o número de participantes é restrito a 500 corredores, devidamente inscritos, outra medida para garantir conservação do Parque. As inscrições já estão encerradas. Os atletas irão percorrer 21 quilômetros individualmente ou em revezamento de duplas e trios. O evento terá ainda uma corrida apenas para crianças de 4 a 12 anos, com direito a kit contendo camiseta, squeeze e medalha. A retirada dos kits será apenas no dia 13, das 9h às 14h. Não será permitida a entrada de atletas não inscritos no percurso do evento. A fiscalização será feita pela Polícia Ambiental na arena montada para o evento, no Parque Estadual de Vila Velha. Maiores informações : meiasmaratonas.esportepraviver.com.br

Empresa cria mochilas com energia solar portátil
Uma empresa composta só por mulheres, sediada em Rustenberg, na África do sul, desenvolveu uma mochila dotada de energia solar portátil e que pode fornecer até 12 horas de luz. A Repurpose Schoolbag foi criada para auxiliar crianças que precisam caminhar pelos bairros onde vivem, por meio de estradas escuras até chegar a escola. Na África do Sul o acesso à iluminação é frequente em comunidades de baixa renda, onde muitas pessoas ainda dependem das lâmpadas de querosene (poluentes e caras). A invenção permite que quando a criança volte da escola, remova a luz solar da bolsa, que fica em um frasco de vidro padrão, criando uma lâmpada prática que pode ser levada a qualquer lugar.

Paraná ultrapassa 30% de propriedades rurais inscritas no CAR
Entre os meses de maio e agosto, pouco mais de 166 mil (31,2%) propriedades rurais do Paraná foram registradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O estado possui mais de 532 mil propriedades e é o segundo do país em número de imóveis rurais. Os dados são do último relatório do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão responsável pela gestão e homologação dos cadastros no estado. O prazo estipulado pelo Governo Federal para a realização do CAR vai até 5 de maio de 2016.

Aquecimento climático continua a aumentar
O Climate Action Tracker (CAT), organismo que integra quatro centros de investigação e que analisa as emissões e os compromissos dos países, acaba de divulgar um estudo paralelo às negociações preparatórias para a Conferência de Paris sobre o Clima. Segundo o documento, os objetivos de redução dos gases de efeito estufa, anunciados até agora em nível mundial, levariam a um aquecimento climático bem superior a 2 graus, limite fixado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O estudo mostra que o mundo continua em trajetória de subida de 2,9 a 3,1 graus até 2100. A Conferência de Paris sobre o Clima, marcada para dezembro, visa a obter um acordo para limitar o aumento da temperatura mundial a 2 graus. Segundo os cientistas, um aquecimento além desse limite terá consequências irreversíveis.

Ministra pede protagonismo na agenda ambiental
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, fez uma espécie de convocação para que o Brasil cumpra seu papel de protagonismo econômico na agenda ambiental. O Brasil precisa ter o meio ambiente como ativo do desenvolvimento, disse ela, no Rio de Janeiro, durante a quarta edição do evento CNI Sustentabilidade, promoção da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que neste ano teve como foco as mudanças climáticas. Transmitidos online, os painéis reuniram empresários e especialistas que participarão da 21ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP-21), em dezembro, na França.

Ceres Battistelli. Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação