A segunda chamada pública anual do Edital de Apoio a Projetos de Conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está com inscrições abertas até 31 de agosto. Serão selecionadas pesquisas no ecossistema marinho e costeiro brasileiro, em todos os estados do país. O apoio a pesquisas em um ecossistema específico visa potencializar a geração de conhecimento e de resultados efetivos para a conservação. O Edital e o processo de inscrição estão disponíveis na seção ‘Editais’ do site www.fundacaogrupoboticario.org.br. Para detalhes adicionais, basta encaminhar um e-mail para [email protected].
Litoral do Brasil é um dos mais ricos do mundo
O litoral brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo em biodiversidade. Com cerca de sete mil quilômetros quadrados de extensão, ele possui diversos ambientes costeiros, nos quais vivem mais de mil espécies de fauna e flora. Além disso, as áreas de estuários e mangues são consideradas berçários da vida marinha e barreiras naturais contra alagamentos e marés altas, sendo essenciais para o equilíbrio da biodiversidade e para a qualidade de vida de mais de 50 milhões de brasileiros que vivem na região.
Mobilidade Urbana
A Prefeitura de Paranaguá promove, hoje, às 19h, na Câmara Municipal, uma audiência pública para apresentar o conceito e o diagnóstico do Plano de Mobilidade Urbana para Paranaguá. A cidade é a que mais possui bicicletas por habitantes no Estado, com 105 mil bicicletas para 140 mil habitantes.
Agricultores do Paraná serão premiados por boas práticas
O Governo do Estado vai premiar os produtores rurais que adotarem, efetivamente, boas práticas de uso e manejo sustentável de solos no Paraná. A medida representa uma adesão do Estado à iniciativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO), que instituiu o ano de 2015 como o Ano Internacional dos Solos. A premiação será concedida pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e criada por resolução.
Povos Indígenas e Educação
A Coordenadora do Núcleo Universitário de Educação Indígena da Universidade Federal do Litoral (UFPR), professora Ana Elisa de Castro Freitas, acaba de publicar o livro “Intelectuais indígenas e a construção da universidade pluriétnica no Brasil – Povos indígenas e os novos contornos do Programa de Educação Tutorial/Conexão de Saberes”. O livro sistematiza textos de indígenas, pesquisadores, docentes e orientadores que atuam em Universidades Federais de cinco regiões do Brasil, em Grupos de Educação Tutorial fomentados pelo MEC. O livro já está disponível na versão digital na página da editora e-papers (https://www.e-papers.com.br/produtos.asp?codigo_produto=2663&promo=0) e a partir de 20/8 estará disponível em versão impressa. A obra também poderá em breve ser acessada no formato e-book, diretamente no site do LACED/Museu Nacional.
FAE debate sustentabilidade e direito socioambiental
A FAE promove, nos dias 20 e 21 de agosto, o I Simpósio de Direito Socioambiental e Sustentabilidade. O evento vai debater as tendências e inovações em direitos socioambiental no contexto das grandes cidades, com impacto de iniciativas da sociedade civil e de políticas públicas no cotidiano de cidadãos e empresas. Na quinta-feira, 20, a partir das 19h, Márcia Fruet abordará o impacto do meio ambiente urbano na Política Pública de Assistência Social. Outro importante tema será a ocupação urbana, direito a moradia e sustentabilidade. No dia 21 de agosto, sexta-feira, a partir das 8h, o tema será a gestão de resíduos nas grandes cidades e os impactos da legislação ambiental no cotidiano das empresas. As palestras são gratuitas e abertas para a comunidade. Mais informações em www.fae.edu.
https://www.guiaviajarmelhor.com/25-parques-nacionais-para-relaxar-e-curtir-a-natureza-no-brasil
Twitter: CeresBFacebook: Ceres Battistelli