Plano de Sustentabilidade para a Ilha do Mel

Por Ceres Battistelli - cerestb@gmail.com

Um Grupo de Trabalho que irá discutir o Plano de Sustentabilidade para Ilha do Mel, no litoral paranaense, foi instituído esta semana pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida.

O Plano terá como base as diretrizes do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Lei Estadual 16.037 de janeiro de 2009, que dispõe sobre a Ilha do Mel enquanto área de especial interesse ambiental e turístico do Estado. Entre os temas que fazem parte do Plano de Sustentabilidade estão medidas na área de fiscalização, proteção da biodiversidade, programa de saneamento ambiental, regulamentação do comércio, controle de animais doméstico, saúde, segurança e outros. O grupo terá 45 dias apresentar a proposta de todo o Plano de Sustentabilidade que é fundamental para a regularização fundiária da Ilha.  O Plano de sustentabilidade terá que harmornizar a área ocupada com a área onde está localizada a unidade de conservação, evitando qualquer impacto para a biodiversidade.

Planos de Manejo
No início do mês, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) finalizou os planos de manejo da Estação Ecológica e do Parque Estadual da Ilha do Mel. As duas Unidades de Conservação representam aproximadamente 92% do território da Ilha do Mel e não contavam com planos de manejo. O plano dita quais são as zonas que podem ser visitadas, quais são exclusivas para pesquisa e quais são para a biodiversidade (quando nenhuma pessoa pode entrar. Os planos foram elaborados especificamente para cada uma delas, de modo a garantir o manejo e a preservação ambiental de ambas. A Estação Ecológica e o Parque Ecológico da Ilha foram criados em 1982 e 2002, respectivamente.
 
Vending machine orgânica
A cidade americana de Chicago lançou uma máquina para vender salada orgânica. A Vending machine de salada recebe ingredientes frescos e orgânicos. A onda saudável está fazendo tanto sucesso que será implementada em Nova York. Todos os dias às 10 da manhã a Farmer’s Fridge entrega os produtos para serem colocadas na máquina. São saladas e aperitivos em potes de vidro preparados com itens locais e orgânicos. Outra novidade é que parte da máquina foi feita com materiais reciclados.
 
Jardim Botânico de Londrina
Foi remarcada para a próxima sexta-feira, às 11 horas, a visita oficial do governador Beto Richa ao Jardim Botânico de Londrina. Na oportunidade, ele irá entregar a nova sala de exposição e de vídeo em 3D, localizada no centro de visitantes, e a trilha ecológica. O governador fará uma visita guiada pelo Jardim Botânico, percorrendo o mesmo percurso educativo que será feito pelos visitantes.

Com mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa, nascentes e rios, o Jardim Botânico de Londrina foi criado pelo Governo do Estado do Paraná, por indicação técnica da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com a cessão de uma área de 70 hectares pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e outros 20 hectares cedidos pela Associação Brasileira de Educação.

Além de uma paisagem magnífica, os visitantes do Jardim Botânico de Londrina podem desfrutar de pista de caminhada, lagos e coleções botânicas de diferentes tipos e espécies de plantas.

C-Max Solar Energi Concept
A mobilidade urbana sustentável poderá ganhar um novo aliado. O C-Max Solar Energi Concept – um veículo experimental movido a energia solar – está sendo desenvolvido pela Ford. Equipado com um painel fotovoltaico instalado no teto, o C-Max tem autonomia de 34 quilômetros e pode ser abastecido com combustíveis convencionais quando acaba a bateria movida com os raios de sol. Caso tenha sucesso em todas as etapas, o veículo passará a ser produzido e vendido em larga escala. Espera-se que o C-Max não sofra a pressão da indústria petrolífera, que considera os carros elétricos e híbridos como ameaças para a utilização de combustíveis no mundo todo.

Moda livre
Um aplicativo gratuito está tornando públicas as ações que as principais varejistas de roupas do país realizam para evitar que a produção das peças de vestuário, vendidas em suas lojas, utilize mão de obra escrava. O Moda Livre inclui, além das marcas dos dez maiores grupos varejistas do mercado, empresas flagradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego em casos de trabalho escravo. Isso totaliza 22 marcas nesta primeira versão. O aplicativo será atualizado, de acordo com mudanças nas políticas das empresas, e acrescido de novas marcas ao longo do tempo.

Curtas
Um novo sistema criado pela empresa brasileira Ecotelhado traz uma inovação para o mercado da construção civil mundial. Chamado de Sistema Integrado Ecoesgoto, ele trata todos os resíduos orgânicos do edifício, provenientes das descargas de sanitários, papel higiênico e restos de alimentos, e os reutiliza na irrigação de jardins e coberturas e paredes verdes.