Restaurantes sustentáveis
O conceito de sustentabilidade está ganhando um novo nicho de mercado: o dos Chefs de Cozinha. Difundido em diversos países, os restaurantes sustentáveis já podem ser encontrados em muitas capitais brasileiras.

Os restaurantes sustentáveis  oferecem refeições saudáveis aos clientes e incentivam a adoção de medidas ecológicas como, por exemplo, o uso de fontes de energia solar, sistema de reaproveitamento de água da chuva e reciclagem do lixo.  Além da contribuição para o meio ambiente, as práticas adotadas nestes locais geram economia e contribuem para a saúde dos consumidores.

A chamada gastronomia sustentável é um movimento crescente e que tem ganhando adeptos entre chefs de renome no Brasil. No prato, ingredientes orgânicos, sazonais e cultivados nas redondezas – de modo que não sejam transportados por grandes distâncias e emitam gases de efeito estufa. Carne, só de fazendas com rastreabilidade e de peixes que não estejam ameaçados de extinção. Na hora de cozinhar, aproveitamento integral dos alimentos para evitar desperdício.

A conexão entre a comida do dia a dia e seus impactos ambientais está levando os chefs a repensarem seus cardápios. Um exemplo é o paranaense Celso Freire, responsável pelo movimento para popularizar a gastronomia verde que envolveu 15 restaurantes em Curitiba. O ideal é sempre procurar alcançar o maior nível de sustentabilidade possível.

Workshop sobre inundações
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto das Águas do Paraná promovem, nesta quarta e quinta-feira (10 e 11 de julho), em Curitiba, um workshop sobre Inundações. Entre os temas abordados por especialistas estão a importância da cartografia para prever inundações, uso de solo, obras de infraestrutura planejadas na planície de inundação do altíssimo Iguaçu (ferrovias, rodovias), cenários futuros e estudos de caso com enfoque na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral do Paraná e Francisco Beltrão. Local: SEMA (Desembargador Motta, 3383) – dias 10 e 11 de julho (quarta e quinta-feira) – início 9hs

Mídias e negócios
Com o objetivo de estimular a utilização de fontes renováveis, em especial a madeira de floresta plantada, na construção civil, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) já iniciaram os preparativos para a primeira edição da EXPO Madeira&Construção. A feira será realizada de 2 a 4 de dezembro no Centro de Exposições Horácio Coimbra, Cietep, em Curitiba (PR). Segundo os organizadores, a ideia é levar ao conhecimento de engenheiros, arquitetos, construtores, designers, incorporadoras e público em geral, soluções em sistemas construtivos que empregam a madeira de floresta plantada de forma estrutural e decorativa. Será possível visualizar as vantagens e os benefícios do uso de produtos industrializados de madeira na construção.

Simultaneamente à feira, será realizado um simpósio que contará com a presença de especialistas em novas tecnologias para construção com madeira.

Polícia Ambiental
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental atua em todo o território paranaense em defesa do meio ambiente. O apoio da população é fundamental para coibir práticas criminosas contra o meio ambiente e para intensificar a fiscalização e repressão de crimes ambientais. Para denunciar, a população pode ligar para o Disque Denúncia 181, para o telefone da Polícia Militar 190 ou para seguintes telefones regionais: (41)3420-9400 Paranaguá e região, (41) 3299-1350 Curitiba e RMC, (42) 3621-7900 Guarapuava e região, (43) 3341-7733 Londrina e região, (44) 3624-7630 para Maringá e região e (45) 3529-9045 para Foz do Iguaçu e região.

Saúde e Meio Ambiente
Você sabia, que os depósitos de lixo em casas e empresas representam 45% dos focos de larvas do Aedes aegypti encontrados no Paraná? Os dados são do setor de epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde. Trata-se dos dejetos que ficam abandonados em quintais e terrenos baldios, restos de construção, garrafas e outros materiais que não foram reutilizados nem reciclados e ainda geram risco de poluição do solo e da água.
Faça a sua parte mantendo limpas as áreas externas da sua casa ou empresa. Assim, você estará cuidando da sua saúde e da saúde das pessoas que convivem com você.