Pesquisadores do Sul do Brasil acabam de descobrir sete novas espécies de sapos, com tamanhos que variam de 0,6 mm a um centímetro. Os anfíbios descobertos são endêmicos da Mata Atlântica e foram encontrados no alto das montanhas da Serra do Mar, entre o Paraná e Santa Catarina. Altamente sensíveis às mudanças climáticas, os minúsculos sapos já são considerados ameaçados de extinção. A oficialização das descobertas aconteceu na última semana (4), com a publicação de um artigo na revista científica PeerJ. Das sete espécies, uma foi encontrada no Paraná – Brachycephalus leopardus – no alto da Serra de Araçatuba, município de Tijucas do Sul. As demais foram encontradas em Serras nos municípios de Garuva, Joinville, Ilhota e Blumenau, em Santa Catarina.
Brachycephalus Boticário
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ONG que financiou o projeto, foi homenageada com o nome de uma das espécies descobertas, a Brachycephalus boticario. A revelação das novas espécies é o melhor presente que poderíamos receber pelo dia do Meio Ambiente, comemora Malu Nunes, diretora executiva da Fundação. As outras cinco espécies descobertas são: Brachycephalus olivaceus, Brachycephalus auroguttatus, Brachycephalus verrucosus, Brachycephalus fuscolineatus e Brachycephalus leopardus.
Porto Sustentável vai formar indicadores socioambientais
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) lançou o programa Porto Sustentável que concentra as ações de sustentabilidade já realizadas nos últimos quatro anos, as ações em desenvolvimento e as planejadas. O objetivo é formar indicadores socioambientais, que garantirão um monitoramento mais eficientes dos resultados das ações. O Porto Sustentável vai incentivar a cultura da sustentabilidade baseada em cinco pilares: água, energia, resíduos, emissão atmosférica e responsabilidade socioambiental. Nos últimos quatro anos, já foram adotadas algumas medidas que revolucionaram a relação entre o porto e o meio ambiente, como a emissão da Licença de Operação pelo Ibama, em 2013, e a criação de uma Diretoria de Meio Ambiente, em 2014. Como resultado, o porto saltou da 26ª para o top 5 no ranking do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
BOLO Verde
Com a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, lembrado por muitas escolas, o Projeto Ler e Pensar, iniciativa da Gazeta do Povo e do Instituto GRPCOM, estabeleceu este ano uma parceria inédita com a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental). Para marcar a data e dar suporte aos professores foi lançada uma edição especial do Boletim de Leitura Orientada (BOLO). O BOLO Verde, como foi chamada essa edição com foco na conservação da biodiversidade, apresenta de que forma o assunto pode ser aprofundado nos conceitos e práticas da educação ambiental. No total, 500 escolas participantes do Ler e Pensar – das redes municipal, estadual e particular – receberão 4.835 BOLOs.
Florianópolis é a cidade que mais recicla óleo de cozinha
O título de cidade que mais coleta e recicla óleo vegetal no mundo é de Florianópolis desde 2012. Graças ao trabalho do programa ReÓleo, a capital catarinense entrou para o Guinness Book, famoso livro dos recordes, após coletar 18.670 litros do resíduo em um único mês.
O ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianopolis (ACIF), quer superar a marca já registrada e chegar a 20 mil litros coletados. Para tanto, a campanha de arrecadação começou no dia primeiro de junho e vai até 30 de junho. A iniciativa pretende movimentar toda a comunidade – moradores, proprietários de bares, restaurantes, hotéis, escolas entre outros -, para que deixem de descartar o óleo usado na pia ou jogá-lo direto no solo. Para participar da campanha, basta armazenar o resíduo em garrafas PET e entregar em um dos cerca de 200 pontos de entrega voluntária (PEV’s) espalhados por Florianópolis.
SOS Mata Atlântica lança revista Conhecimento.
A Fundação SOS Mata Atlântica lançou a revista Conhecimento, que nasce com a proposta de ser anual. A primeira edição da coletânea reuniu artigos de especialistas da ONG que foram publicados em 2014 em jornais como a Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo, Valor Econômico e o Correio Braziliense, entre outros. Além de exemplares impressos, a publicação está disponível para download:
https://www.sosma.org.br/wpcontent/uploads/2015/05/CONHECIMENTO_Coletanea-2014.pdf
Ceres Battistelli. Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação