Um supermercado em Chiangmai, na Tailândia, está testando uma alternativa para evitar o uso excessivo de plástico que embalam frutas e legumes. A solução encontrada pela Rimping Supermarket foi utilizar um material resistente, que existe em abundância, totalmente orgânico e ainda muito bonito: a folha de bananeira. Embrulhar com folhas de bananeira não é exatamente uma novidade para a cultura culinária de países tropicais, como na Ásia. A Índia usa folhas de bananeira para pratos de arroz durante séculos, enquanto as vizinhas China, Tailândia, Vietnã e Malásia utilizaram o engenhoso truque para embrulhar alimentos durante o mesmo tempo. No Brasil também foi muito utilizado pela cultura indígena e caiçara.
Museu paranaense promove curso de língua e cultura guarani
O Museu Paranaense (MP) está com inscrições abertas para o curso de Língua e Cultura Kaingang, que acontecerá de 3 de abril a 26 de junho. As aulas serão às quartas-feiras, das 17h às 19h, no auditório José Loureiro Fernandes. O curso será ministrado pelo pedagogo Florêncio Rekayg Fernandes, nascido na Terra Indígena Rio das Cobras, no município de Nova Laranjeiras. Os interessados podem acessar o formulário de inscrição em https://bit.ly/lingua_kaingang. A responsável pelo Setor de Antropologia do MP, Maria Fernanda Maranhão, explica que 2019 é o Ano Internacional das Línguas Indígenas, celebrado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com ações voltadas para a preservação, revitalização e promoção das línguas indígenas no mundo.
Estado e municípios debatem gestão de resíduos sólidos
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo realizou a 11ª Reunião Ordinária do R-20, e primeira do ano de 2019, para debater a gestão de resíduos sólidos no Paraná. Um dos principais objetivos é receber dos municípios demandas, dificuldades e avanços, que serão subsídios para o planejamento da gestão do lixo. Na abertura do encontro, o coordenador da Divisão de Resíduos Sólidos do novo Instituto Água e Terra (IAT), Laerty Dudas, tomou posse como presidente do Grupo R-20. “O diferencial do R-20 é o envolvimento e participação das 399 secretarias municipais de Meio Ambiente do Estado, ouvindo as demandas referentes à destinação e aproveitamento do ciclo de vida de materiais recicláveis e fazendo com que voltem para a cadeia produtiva gerando emprego e renda”, explica Dudas, que é um dos mais renomados profissionais técnicos do Brasil em resíduos sólidos.