Os turistas brasileiros e estrangeiros que forem assistir aos jogos nas cidades sede da Copa Mundo no Brasil poderão contribuir com o turismo sustentável, optar por refeições saudáveis, incentivar a cadeia de produtos orgânicos e ajudar a combater o desperdício de alimentos. Três grandes campanhas integram a Agenda da Sustentabilidade na Copa do Mundo, lançadas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. São elas: Brasil Orgânico, Passaporte Verde e Pensar.Comer.Conservar.
Brasil Orgânico e Sustentável
O Brasil Orgânico e Sustentável, vai incentivar o consumo consciente de alimentos e estimular a cadeia de produção de orgânicos durante a Copa do Mundo. No Brasil, existem cerca de 400 mil de agricultores orgânicos que serão beneficiados pelo programa. No Paraná, são produzidas anualmente 130.866 mil toneladas de alimentos orgânicos em 5 mil propriedades rurais.
Passaporte Verde
A campanha Passaporte Verde, oferece opções sustentáveis de hotéis, bares, pousadas e restaurantes em todas as cidades sede da Copa para que os turistas possam escolher. No site www.passaporteverde.org.br estão os roteiros com Passaporte Verde, estabelecimentos que aderiram ao programa e dicas para o consumo e passeios sustentáveis durante a Copa do Mundo. Todos os estabelecimentos que se engajaram na campanha assumiram o compromisso de implementar ações de sustentabilidade, entre elas, garantir o uso racional da água, economizar energia, reduzir o desperdício de alimentos, incluir alimentos produzidos por agricultores familiares e orgânicos no cardápio e promover a gestão adequada dos resíduos sólidos. Após visitar um estabelecimento credenciado, os turistas encontrarão um painel com as metas de sustentabilidade assumidas e poderão classificar os roteiros de acordo com o impacto ambiental de suas atividades.
Gerenciamento de Resíduos Sólidos para empresas
Vence no próximo mês de agosto o prazo para cumprimento da Lei Nacional de Resíduos Sólidos (12.305/2010). Esta Lei prevê o fim dos lixões nos municípios, ações de coleta seletiva e de logística reversa dos diversos tipos de materiais colocados pelos fabricantes no mercado e que não são destinados corretamente. Com isso, diversas empresas, ONGs, consultores e entidades estão desenvolvendo ferramentas para auxiliar quem ainda não se adequou a Lei. A Opportunity Ambiental, por exemplo, desenvolveu um sistema totalmente online, em que é possível elaborar laudos técnicos para destinação do lixo residual de empresas.
Alemanha inaugura mercado sem embalagens
Nos próximos dias será inaugurado, em Berlim, na Alemanha, o primeiro supermercado onde nada é embalado. No Original Unverpackt os clientes poderão escolher produtos a granel, de acordo com a sua necessidade e sem a utilização de embalagens descartáveis. As amigas Sara Wolf e Milena Glimbovski, idealizadoras do empreendimento, explicam que cada cliente pode levar suas próprias garrafas, sacolas retornáveis, cestos, bolsas e recipiente que deseje utilizar para armazenar suas compras. O supermercado também vende opções de embalagens retornáveis para os clientes despreparados.
Amigo Bicho
O deputado estadual, Rasca Rodrigues (PV), está totalmente engajado nas ações da Rede de Defesa e Proteção Animal, da Prefeitura de Curitiba. O projeto oferece anualmente 6 mil castrações gratuitas para cães e gatos de famílias de baixa renda e de protetoras de animais. Devido a dificuldade no transporte dos animais até o local de castração, Rasca disponibilizou um veículo especifico para ajudar no trabalho. Hoje, um ano e meio após o início da ação, grande parte dos animais castrados são encaminhados com o apoio do veículo cedido por Rasca.
Obama quer reduzir 30% das emissões
O presidente Barack Obama propôs reduzir 30% das emissões de gases de efeito estufa nos EUA, em relação aos níveis de 2005. A informação foi divulgada no dia 2 de junho pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).