Faltando apenas sete dias para o término do prazo de registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Governo Federal descartou qualquer possibilidade de prorrogação do prazo. Em visita a Expolondrina, no início do mês, a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, negou a ampliação do prazo que termina no dia 05 de maio, às 23h59. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é obrigatório para todo o país e tem como objetivo promover a identificação, regularização ambiental e monitoramento das propriedades e posses rurais. Além disso, o CAR será pré-requisito para concessão de crédito a produtores rurais. O Paraná é o segundo estado da federação em números de propriedades rurais para serem cadastradas, com mais de 532 mil imóveis, e o quinto estado em números de cadastros já efetuados. Ainda assim, foram efetuados pouco mais de 42.235 cadastros, cerca de 8% do total de imóveis rurais do Estado.

Portal Wikiparques divulga unidades de preservação
Um portal exclusivo sobre Unidades de Conservação foi lançado, recentemente, com o intuito de informar e possibilitar o debate sobre áreas protegidas. O Wikiparques foi elaborado pela a Associação o Eco – ONG responsável pela publicação do site ((o))eco, de jornalismo ambiental -, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O portal permite criar, editar, debater verbetes e postar fotos sobre as áreas protegidas, sejam elas federais, estaduais, municipais ou privadas. Juntas, elas cobrem uma área 1,5 milhões de Km2, ou 17% do território do Brasil.

É possível interagir ou criar verbetes sobre as 12 categorias de Unidades de Conservação brasileiras, entre elas Área de Proteção Ambiental, Corredor Ecológico, Estação Ecológica, Monumento Natural, Reserva Biológica, Reserva Extrativista, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Privada do Patrimônio Natural (RPPN). Para participar basta se cadastrar. Acesse os tutoriais para abrir uma conta, editar um verbete, criar um novo verbete, inserir uma foto e participar do fórum de cada Unidade de Conservação. Acesse e confira: https://www.wikiparques.com/wiki/P%C3%A1gina_principal

Novo modelo de gestão para os Parques do Paraná
Os 29 parques estaduais abertos ao público tiveram, em 2014, cerca de 325 mil visitantes. O Governo do Paraná quer ampliar e qualificar a visitação a estas unidades, fortalecendo o desenvolvimento às regiões e a conservação da natureza. Para isso, um projeto está sendo elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente, em conjunto com outras secretarias e instituições. A iniciativa prevê a seleção de 14 parques estaduais, sendo que em cada um deles será aplicado um novo modelo de gestão, visando melhorar a infraestrutura interna e do entorno, o turismo e a educação ambiental.

MMA anuncia 66,5 milhões para área indígena da Amazônia
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou, na última semana, a destinação de R$ 66,5 milhões em recursos não reembolsáveis para monitoramento e fiscalização ambiental em terras indígenas no bioma Amazônia, entre outras ações previstas nos Planos de Gestão Territorial e Ambiental em Terras Indígenas (PGTAs). Os recursos integram a Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI), criada em 2012. Esse é primeiro edital de apoio a PNGATI e o valor envolvido é o mais alto até agora destinado pelo governo federal a projetos em terras indígenas.

Conselho Estadual do Meio Ambiente terá nova composição
O Conselho Estadual do Meio Ambiente terá nova composição para os próximos dois anos. A posse de novos conselheiros e também do secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, como presidente do CEMA, será hoje, às 14h30, no auditório do LACTEC.

O CEMA é um órgão deliberativo composto por 37 representantes da sociedade civil e do governo, que debatem e votam propostas e resoluções de políticas públicas ambientais. Nesta reunião extraordinária também serão votadas a composição das câmaras temáticas do CEMA: Biodiversidade/Bioma e Educação Ambiental, Economia e Meio Ambiente, Qualidade Ambiental e Assuntos Jurídicos. Ainda na reunião serão informados aos conselheiros os novos municípios autorizados pelo CEMA a fazer licenciamentos de impacto local e fiscalização ambiental.

Consumo residencial de gás natural aumenta 22% no Paraná
O consumo de gás natural no segmento residencial cresceu 22% nos três primeiros meses de 2015, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o que corresponde a uma média de 12.037 metros cúbicos por dia. De acordo com a Companhia Paranaense de Gás (Compagas), em fevereiro deste ano foi registrado o maior índice, um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2014, seguido pelos meses de março e janeiro, com altas de 20% e 16%, respectivamente. A Compagas informa que cada vez mais empreendimentos já habitados migram para o gás natural.

Ecodesign Social
Os profissionais que integram a equipe da 2ª edição do Projeto Mueller Ecodesign Social, fizeram a primeira visita à Casa das Meninas do Novo Mundo – instituição atendida pela Fundação de Ação Social (FAS) que será beneficiada pela iniciativa. Os arquitetos e designers conheceram os espaços que irão renovar. De acordo com o cronograma estabelecido, as obras terão início no mês de junho e a entrega da casa revitalizada está prevista para agosto. Ao todo, 19 escritórios renomados de Curitiba aderiram ao projeto. O Mueller Ecodesign Social é uma evolução da Mostra Ecodesign e que tem como principal pilar a sustentabilidade.

Ceres Battistelli, Jornalista, Colunista e Assessora de Comunicação.