Foto: Etienne Girardet/Unsplash

Mais que iluminar um ambiente, o projeto de iluminação tem papel central em criar uma atmosfera atraente e funcional a um cômodo. O lighting design, como também é chamado, equilibra arte e ciência da iluminação para compor com objetos, espaço e pessoas, escolhendo sobre o que vai iluminar e o que vai ficar nas sombras.

A luz pode realçar características arquitetônicas, criar atmosferas que vão do dramático ao aconchegante, e transformar um projeto de interiores com sua intensidade, ângulos e temperatura.

A busca por soluções sustentáveis para iluminação é cada vez mais relevante em um mundo onde a preocupação com o meio ambiente e o consumo consciente de recursos são prioridades. Felizmente, avanços tecnológicos e a crescente conscientização têm impulsionado o desenvolvimento de alternativas que reduzem o impacto ambiental da iluminação.

Assim como as demais áreas ligadas à arquitetura e decoração, a iluminação tem passado por revisões em sua produção e aplicação visando o consumo de recursos naturais e de energia – além da performance energética da lâmpada, a fabricação de luminárias, abajures, cúpulas, lustres e outras peças para interiores também têm impacto no resultado final.

As escolhas dos designers e fabricantes por materiais oriundos de reciclagem – como o uso de garrafa PET retirada dos oceanos e aplicada na Skynest, do designer Marcel Wanders para a Flos em 2022 – ou aproveitamento de resíduo industrial, como policarbonato ou alumínio extrudado, materiais usados pela designer Patricia Urquiola em seus produtos.

Um dos principais aspectos ao falar de sustentabilidade é a tecnologia da lâmpada, onde a LED se destaca por consumir menos energia e ter uma vida útil mais longa; mas também é possível encontrar na fibra óptica uma alternativa para iluminar de forma suave e difusa. Outra questão é dar abertura para iluminação natural, que pode complementar o projeto de iluminação durante o dia, e a possibilidade de trabalhar diferentes temperaturas e intensidades de luz com dimmers, também uma maneira de economizar no consumo energético.

A sustentabilidade na iluminação é parte da programação da Semana da Luz 2023, o LEDforum.

O LEDforum 23 será realizado no Tivoli Mofarrej Hotel em São Paulo, de 16 a 18 de agosto, com palestras e atividades técnicas conduzidas por grandes especialistas da iluminação, tanto do Brasil quanto do exterior.

Esta é a 14ª edição do evento e vai abordar a luz e a iluminação em relação a questões contextuais como território, sociedade e tempo. A programação diversificada aprofunda discussões contemporâneas e, dentre os temas a serem discutidos, estão conceitos e projetos que oferecem uma visão abrangente e consciente sobre a luz e sua relação com a arquitetura e o design.

A novidade para este ano é a abertura de uma exposição na quarta (16), um dia antes do congresso, uma oportunidade para interação e networking entre os participantes e os expositores.

Melissa Mussi | [email protected]