A vez das lanternas

Por Melissa Mussi | contato@primecomunicacao.com.br

Os orientais são grandes usuários de lanternas na decoração, servindo de inspiração para o mundo ocidental. Com variedade de modelos, materiais, tamanhos e estilos, os itens podem ser protagonistas dos ambientes garantindo um toque intimista e aconchegante – graças à luz criada a partir do uso de velas ou lâmpadas especiais. Para Roberta Saporiti, da Bali Design, loja especializada em produtos de origem oriental, o histórico das lanternas é rico em cultura.. Diversos países contribuem com suas tradições, como por exemplo as japonesas feitas de papel, que decoravam os festivais; as marroquinas, mais rebuscadas com mosaicos e arabescos; as indianas normalmente em metal e feitas à mão; ou então as balinesas, feitas de pedra e ideais para enfeitar jardins e áreas externas. São todas inspirações para quem deseja luz difusa e indireta.

Nas ambientações as lanternas passam a mensagem de conforto e relaxamento. A arquiteta Caroline Chyla explica que elas são bem-vindas na decoração rústica, clássica e também na moderna, e geralmente são encontradas em varandas, estares e áreas externas ou de transição. Tudo depende do material com que as lanternas são feitas. As de madeira proporcionam um ar mais rústico, enquanto as cromadas promovem sofisticação. Porém, tudo isso pode variar se o intuito é criar contrastes interessantes no mesmo ambiente. As coloridas transmite descontração, já as texturizadas ou estampadas podem ser o objeto de destaque do espaço. O quesito iluminação sempre se destaca, uma vez que seus efeitos de luz e sombra têm características relaxantes, afirma a profissional.

Gerson Lima

Festa da decoração
A Associação de Decoração Ponto de Apoio celebrou seus 12 anos esta semana, com um luxuoso jantar no Graciosa Country Club, que reuniu mais de 350 profissionais e lojistas para comemorar a data. Na foto, o designer Daniel Casagrande, aarquiteta Caroline Bollmann, a designer Claudia Machado, a arquiteta Sumara Bottazzari e o arquiteto Luiz Maganhoto.

Divulgação

Mostra Vistas
A ARQ / ART Galeria inaugurou esta semana a Mostra Vistas, uma exposição fotográfica dos artistas curitibanos Antonio Wolff, Henrique Borges e Ricardo Perini. Apresentando ao público três diferentes abordagens imagéticas a mostra traz elementos como o acaso, o movimento, o tempo, o mar e a fotografia de rua que se encontram e se mesclam. A exposição fica aberta ao público até o dia 28 de novembro. Na imagem, foto de Antonio Wolf, que estará na exposição.

Artesanal
Sinônimo de qualidade, sofisticação e sustentabilidade, a marca Empório Beraldin apresenta lançamentos em móveis, que em Curitiba e região, a loja Marili Decor revende com exclusividade. Produzidos com matérias primas naturais e orgânicas, os produtos prezam por manter a tradição do acabamento artesanal e valorizar cada detalhe da produção. A poltrona Almadafaz parte dos lançamentos da marca.