Dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo), das 09h às 17h, o Ekôa Park, parque de experiências ecológicas localizado em Morretes, litoral do Paraná, vai promover um curso de construção ecológica com terra crua e uma oficina de tintas naturais.
O curso “A Arte do Tadelakt e Taipa de Pilão” vai ser conduzido por Cobi Shalev, que é construtor e pesquisador há mais de 15 anos de técnicas de bioconstrução e especializado em construções à base de cal e terra crua. Cobi é cofundador do Coletivo Adama, que promove a disseminação da bioarquitetura, uma forma arquitetura que busca respeitar as pessoas e o meio ambiente. O curso acontece no receptivo do Tekôa, a área de sustentabilidade do Ekôa Park. E quem participar da experiência, poderá também desfrutar de tudo o que o Ekôa oferece.
Cobi explica que o Tadelakt é uma superfície de cal à prova d’água usada bastante na arquitetura marroquina, especialmente, para fazer banheiras, pias, vasos de água, paredes internas e externas, tetos, telhados e pisos. “É feito de reboco de cal, que é compactado, polido e tratado com sabão para torná-lo impermeável e repelente à água. Já a Taipa de Pilão é a técnica que consiste na construção de paredes com a utilização de terra compactada, argila e cascalhos em formas de madeira”, explica. Nesse método, a terra vai sendo compactada, com o auxílio de um pilão, a cada 10 centímetros, aproximadamente, e as formas da construção vão sendo reposicionadas, para dar continuidade ao processo. No curso, os participantes também vão poder acompanhar a construção de uma parede e de um balcão usando as tecnologias naturais.

“O curso terá partes teóricas e práticas que vão ser muito valiosas para profissionais e entusiastas da área, como engenheiros, arquitetos, decoradores, por exemplo. Mas ele também pode ser feito por pessoas leigas que apenas têm interesse no assunto, já que não requer experiência prévia em construção para aproveitar a aprendizagem”, explica Tatiana Perim, CEO e diretora-executiva do Ekôa Park.
Para participar do curso de dois dias, o investimento é de R$ 660,00. O valor inclui ingresso ao parque, almoço e os materiais para os dois dias de curso.
Prêmio La Fonte de Arquitetura seleciona projetos de profissionais e estudantes
Os profissionais e estudantes de arquitetura e design de interiores já podem se inscrever para participar da primeira edição do Prêmio La Fonte que vai escolher os melhores projetos residenciais e não residenciais que integrem os lançamentos da marca apresentados na Expo Revestir 2024. Com o tema “Linhas & formas para um novo pertencer“, os participantes terão a chance de concorrer a premiações no valor de até 15 mil reais.

Com inscrições abertas de 10 de maio a 20 de outubro de 2024, o concurso contará com a categoria profissional, aberta para escritórios ou profissionais graduados em arquitetura e/ou design de interiores de forma individual ou em equipe, e a categoria universitária, para recém-formados e estudantes dos cursos brasileiros de arquitetura e/ou design de interiores, de forma individual ou em equipe, com matrícula vigente em 2024.
O júri escolherá entre projetos residenciais e projetos para outros cenários, como estabelecimentos comerciais, shoppings, hotéis, hospitais, entre outros. Para as categorias profissionais, os projetos vencedores receberão um voucher em viagens no valor de 15 mil reais. Na categoria universitária, os projetos escolhidos ganham um notebook no valor de 8 mil reais, além de troféu e diploma.
“Na última Expo Revestir a coleção de puxadores, maçanetas e dobradiças que a La Fonte apresentou foi inteiramente inspirada no minimalismo brasileiro. Estamos certos de que o alto nível dos profissionais brasileiros tem muito a acrescentar ao mercado mundial e isso passa pela valorização e divulgação de projetos. O Prêmio La Fonte vem para potencializar novos talentos da arquitetura e design de interiores”, afirma Claudia Lopes, Gerente de Marketing da La Fonte.
A comissão julgadora, formada por arquitetos, designers, jornalistas e personalidades relacionadas à arquitetura e design, avaliará cada projeto em cinco competências: originalidade, inovação, criatividade, design e sofisticação.
Para participar do Prêmio La Fonte é fácil e gratuito. Basta se inscrever pelo site: https://premio.lafonte.com.br.
Lançamento
Com estilo inovador, a nova maçaneta da Linha Design da Papaiz ASSA ABLOY une a qualidade de fabricação com a elegância do acabamento cromado acetinado. Inspirado na arquitetura, o modelo MZ880 foi desenvolvido em linhas retas, mas com detalhes inovadores que fazem a diferença, como sistema de retorno por mola e haste em aço carbono.

Os dois modelos já estão disponíveis no mercado e contam com alavanca e cubo em Zamac, bucha em poliamida, sistema de retorno em mola e parafusos do kit de instalação em aço inox, garantindo a máxima segurança e durabilidade, aliado ao estilo e elegância da Linha Design.
