Quando se fala na decoração de ambientes, a criatividade é um item fundamental! E um dos itens que podem ajudar nesse desafio são os objetos de decoração. Com variedade de cores, materiais e formatos, essas peças podem conferir um toque todo especial ao décor.

Desde que sejam bem dosados e sem exagero eles só tendem a valorizar o ambiente. Na hora de escolher é importante ter o cuidado de harmonizar tudo que vai compor o espaço considerando desenhos, acabamentos e texturas.

Na opinião de João Hyczy, proprietário da Compagnia Internazionale CASA, loja especializada em peças de decoração, os objetos são os maiores responsáveis por imprimir personalidade à residência. E nesse quesito não existe certo ou errado ou um único padrão a ser seguido. É claro que as tendências trazem algumas orientações, mas não se pode ficar refém disso sob o risco de criar um ambiente sem a sua própria personalidade, destaca.

E por mais que não exista um padrão a ser seguido, o empresário comenta que as cores ganham destaque nos objetos decorativos, mesmo em Curitiba onde a sobriedade e o estilo clássico são mais comuns. E isso muitas vezes porque os objetos acabam sendo as únicas fugas de cor dos ambientes. Vidros, cristais e cerâmica nunca saem de moda, e as cores como o dourado ou ainda os detalhes em branco e azul dos azulejos portugueses estão em alta hoje, afirma.

Outra saída quando se fala em tendência é optar por objetos atemporais e que valorizem o projeto. E isso não significa uma decoração insossa ou sem graça, mas sim algo que traduza a própria identidade do cliente. Abuse dos acabamentos espelhados ou esmaltados e em peças rústicas com detalhes em metal, cordas ou rattan. Muitos arquitetos optam também por peças grandes que criam um efeito para preencher os ambientes, assim como objetos em que é possível montar um arranjo com flores ou plantas, finaliza Hyczy.


Ambiente das arquitetas Caroline Andrusko e Eliza Schuchovski



Cerca de 30 profissionais, entre eles arquitetos e designers curitibanos,  estiveram na moderna e tradicional fábrica da S.C.A. grife gaúcha de móveis planejados de alto padrão. Em Bento Gonçalves, a famosa região do vinho, fica a fábrica da conceituada marca, que esse ano completa 48 anos.  Na foto, os arquitetos Eduardo Mourão e Marcelo Lopes, com Rogério Maia (centro), marketing e relacionamento da S.C.A. Curitiba