Joel Gebara, CEO da Bentec Curitiba. Foto: Divulgação

No universo dos móveis planejados, cada detalhe conta na construção de ambientes exclusivos. A Bentec, sob a gestão visionária de Joel Gebara, eleva o patamar ao oferecer experiências duradouras, dando forma aos sonhos dos clientes. Em entrevista à coluna DecorMix, Joel compartilha os segredos do sucesso, os desafios e expectativas para 2024 e a perspectiva sobre as tendências para o setor.

Sob a gestão de Joel, a Bentec de Curitiba é uma das lojas de alto padrão em móveis planejados que alça a mobília ao patamar de excelência e diferencial nos projetos arquitetônicos. O resultado são ambientes autênticos, inovadores e luxuosos, que se destacam pelo design contemporâneo e materiais premium, elegantes e sofisticados. Somada à qualidade da entrega, a Bentec Curitiba preza pela transparência na relação com os clientes – tema sobre o qual Joel já publicou artigos, como ao apresentar a possibilidade de compra antecipada para que o cliente economize o investimento, e a comunicação eficiente em situações adversas.

Joel é especialista em gestão de pessoas, estrategista em vendas e o empresário por trás da Mondrian e Bentec Curitiba. Ele começou em 2012 como gestor de posto de combustível em Ribeirão Preto e veio para Curitiba a trabalho. Na capital paranaense, ele recebeu uma proposta para gerir uma loja de móveis planejados, um universo completamente diferente, tanto em público, quanto no produto. “Quando assumi essa gestão de loja de móveis, me apaixonei pelo segmento. Fiquei três anos como gerente e depois tive a oportunidade de abrir minha própria loja, no Ahú”, relembra Joel. 

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Sua primeira loja do segmento foi a Mondrian, trabalhando com diferentes marcas de móveis planejados. “Fui empreendendo no mercado desde 2017 e fiz nosso nome no mercado sem estar atrelado a nenhuma bandeira específica”, diz. Em 2019, a oportunidade de participar da CASACOR PR no espaço da arquiteta Yara Mendes impulsionou o trabalho de Joel e sua equipe no mercado curitibano. 

Em 2020, assumiu uma franquia da Bentec em Joinville, Santa Catarina, e foi o responsável por implementar os escritórios em Miami e Orlando, nos Estados Unidos. No ano seguinte, abriu uma franquia da Bentec em Curitiba, no bairro Batel. “Decidimos pela bandeira da Bentec porque trabalhávamos com eles na Mondrian e já ía muito bem. É uma indústria que tem 46 anos de história, que começou com uma vinícola e hoje trabalha com móveis planejados com alta tecnologia”, conta. “No desafio de embarcar em uma monomarca tivemos de nos reinventar para atender arquitetos – até então atendíamos apenas o consumidor final –, fazer eventos, acompanhar os profissionais, abrir parcerias no segmento de alto padrão”, comenta. 

A Bentec foi fundada em 1976 pelas famílias Benedetti e Tecchio no Rio Grande do Sul e começou no setor de móveis fabricando pias de cimento com revestimento em fórmica. Atualmente, a marca é sinônimo de móveis planejados personalizados com o detalhamento de marcenaria e qualidade industrial. A instalação fabril da Bentec ocupa 60 mil metros quadrados em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e produz 20 mil peças por dia. 

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

“A Bentec dá cinco anos de garantia e nós acompanhamos o cliente por esse período, além de dar as instruções de conservação para estender a durabilidade”, revela Joel Gebara, gestor e empresário do ramo de móveis planejados. “Existe um estudo que diz que o brasileiro troca a cozinha a cada 18 anos. Ou seja, é um investimento que o cliente faz e quer ter a certeza de que o mobiliário vai durar”, exemplifica. 

Não só a cozinha, mas todos os cômodos se beneficiam de um projeto personalizado em móveis. O investimento faz toda a diferença no aproveitamento de espaço, na funcionalidade e na estética do ambiente. Confira a conversa que a coluna DecorMix teve com Joel Gebara: 

Que características específicas ou processos são únicos na Bentec?

São as pessoas envolvidas no processo que criamos, método de trabalho exclusivo da Bentec. Começa por trabalharmos com móveis sob medida; outras empresas trabalham com uma limitação de modulação, nós personalizamos. Trabalhamos com a liberdade de uma marcenaria e a eficiência da produção industrial. Quando falamos de atendimento, é o cuidado que temos com a personalização, como cuidamos de cada cliente. Entendemos quem é o cliente, se ele tem algo específico que quer traduzir para sua casa. Sempre criamos uma experiência de compra personalizada.

Como se constrói o relacionamento com fornecedores e parceiros? Pode contar um pouco do segredo da Bentec?

Parceiros precisam estar alinhados a valores e propósito: mercado de luxo, alto padrão. A ideia para gerar uma parceria sólida é ter comunicação com essas empresas e fazer uma troca: relacionamento com Masotti, Adornie e Gran Paraná, um pessoal que transita pelo meio em que nos comunicamos. Para isso, preciso conhecer e saber com quem ele se comunica, a integridade da empresa no mercado. Não é só trazer o parceiro, precisa entender se ele é sólido no mercado. Essa parte também temos: ambiente montado em Adornie e Masotti. É o modo mais simples e fácil que existe, mas isso não garante retorno da parceria. Precisa consistir em fazer sentido para as duas partes. Se faz sentido indicar o cliente e fazer a troca: onde funciona mais? Não é depositar o produto em alguma loja. Tem que ter uma sinergia, montar eventos em conjunto. Cada um leva 3-4 arquitetos e a gente faz em uma loja. É ampliar o relacionamento.

Projeto da arquiteta Karolinna Venturi na CASACOR PR 2023 com móveis planejados da Bentec. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Como a Bentec garante que sua equipe esteja alinhada com os valores da empresa e preparada para oferecer um serviço de alta qualidade?

Desenvolvemos e capacitamos pessoas. Dentro da empresa, começamos com o método Cumbuca, que já tem um ano: consiste em escolher uma leitura por mês e presenteamos todo o time com o livro. No mês seguinte, preparamos uma data e café da manhã e discutimos as interpretações do livro durante 20 minutos. Isso deixa o nosso pessoal engajado e sempre atualizado. Toda segunda e quinta eu dou um treinamento, os assuntos variam: pós-venda, mercado de luxo, conhecer outras empresas. Repassamos bastante coisa para essa equipe para trazer mais consciência e conhecimento. A cada 15 dias alguém da equipe assume o desafio de ministrar um treinamento. O conteúdo é livre. Pode ser sobre sua própria história, algo para compartilhar e gerar aprendizado. Não precisa ser um conteúdo engessado, o propósito é as pessoas se desbloquearem. 

Além dos exemplos dados sobre compra planejada e comunicação eficiente em situações adversas, de que outras maneiras a Bentec mantém uma abordagem transparente no atendimento ao cliente?

A visão de empresa de qualquer empresário vai se construir pela vivência. O que não dá certo a gente muda, dá outra direção, recalcula a rota. Para falar sobre os exemplos que você mencionou: a venda programada é a maneira de garantir um bom negócio. É um ganha-ganha, porque congela o preço pelo preço antigo para o cliente e garante a compra de material para a fábrica produzir. É uma forma de trabalhar. 

Nem sempre o processo de aprendizado vem apenas dos próprios erros. Por isso é importante consultoria e mentoria, para aprender com os erros dos outros. Nós trabalhamos corrigindo o mais rápido possível o que não saiu conforme o esperado. Trabalhamos sempre em cima do processo, ajustando-o. Precisamos saber olhar o mercado e saber o que melhor funciona de acordo com a necessidade do cliente. Se falamos de customização e personalização, estamos falando de criar algo exclusivo para aquele cliente de acordo com o sonho dele. E por isso fazer as perguntas certas para entregar e fazer esse caminho.

Quais são os principais desafios que a Bentec antecipa para o setor de móveis planejados em 2024?

Sou meio avesso à questão de antecipar: a tecnologia está aí e precisamos nos moldar às novas tecnologias e ferramentas. A Covid deu uma balançada no mercado e hoje temos uma pressa maior, os clientes têm cada vez menos tempo. Antigamente, trabalhar atendendo online não fazia sentido e nós precisamos aprender a fazer isso. Mas nós nos adaptamos, nos reinventamos.

Durante a pandemia, desenvolvi uma caixa com todos os mostruários, para mostrar os materiais, manuais de processos, e também um café e um chocolate para o cliente acompanhar a reunião à distância. A necessidade de hoje não necessariamente será a mesma de amanhã. A Covid mudou a necessidade de 2019 para 2020 sem nenhuma previsão. A vida do empresário é viver e resolver o dia a dia e não se preocupar em fazer tanta previsão.

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Quais são as expectativas da empresa em relação a novas tendências, tecnologias ou mudanças no comportamento do consumidor que podem impactar o setor nos próximos anos?

Tem muito lançamento. Quanto mais opção damos, mais indeciso fica o cliente. Por isso ele confia no que a gente indica. O que surgiu muito forte é a linha orgânica, com tudo arredondado, e isso vai continuar. A tela de palhinha está sendo muito usada, por exemplo, aquela para ventilar. Tem havido muitos pedidos por automação mobiliária, como portas que abrem sozinha, sistemas que tragam mais funcionalidade para o dia a dia. A troca com o arquiteto para esta parte é muito importante, para saber o que vai funcionar para além da estética. Nossa função também é essa, mediar o projeto e o desejo do cliente.

O cliente quer novidades também em tecnologia, cor e acabamentos. Um exemplo é a fita de borda fundida com o MDF a 250 graus C, uma termofusão para dar o acabamento. O teste de qualidade é colocar o móvel submerso em água por seis horas para ver se há alguma infiltração. Não seria a mesma qualidade se fosse colada à mão. Trabalhamos com ferragens alemãs, italianas e suíças, que são as melhores do mercado. 

A tendência para Curitiba é mais complexa: textura, cor e forma de atendimento. Tudo é diferente de Joinville. Em Curitiba, continuam os tons claros. O alaranjado e verde escuro, que são cores da paleta do ano que vem, podem até entrar em um ambiente da CASACOR PR, como foi o marsala em 2023 no ambiente da Karolinna Venturi. Mas não são cores que o curitibano usaria, ele prefere tons sóbrios e neutros. Nisso a Bentec vai muito bem pela disponibilização de cores limpas e lisas, sem muitos veios e marcações. 

Projeto da arquiteta Karolinna Venturi na CASACOR PR 2023 com móveis planejados da Bentec. Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Existem elementos que você considera essenciais ao planejar o crescimento de uma empresa, especialmente no setor de móveis planejados?

Qualidade e inovação. Móveis planejados são muito difíceis de trabalhar pela extensão do projeto. Não é só colocar um móvel dentro do carro. O móvel sob medida é para aquele cliente, não caberá em outra casa. Tem que tomar cuidado em todas as etapas, porque se você errar a medida, por exemplo, só dali a dois meses vai ver que não deu certo. Ter a qualidade e excelência no produto é fundamental. Nosso diferencial são as pessoas e a preocupação que a gente tem para dar certo, com carinho e cuidado para montar o quarto, a cozinha, os cômodos que são a vida do cliente. Problema sempre há, mas o diferencial do seu negócio é como se trata o problema.
Melissa Mussi | [email protected]