As baixas temperaturas de inverno pedem o uso de recursos de decoração que garantam um toque de aconchego para aquecer os ambientes. A arquiteta Karin Neitzke, do escritório Olga Bergamini Arquitetura, explica que existem peças coringas ideais para elaborar espaços acolhedores. Para imprimir um toque mais quente pode-se lançar mão de alguns recursos como mantas, almofadas e chalés, que são peças que podem ajudar a complementar a decoração de forma requintada. A manta, por exemplo, pode ser utilizada sobre o sofá ou enrolada, ficando sempre a mão para uma leitura de fim de tarde e também para um filme acompanhado de um chá quente. Se os tecidos das almofadas forem de tons quentes como marrom, vermelho queimado e laranja e em tecidos como tricot e cotelê, a sensação de aconchego também estará presente, detalha a arquiteta.
A empresária Roberta Saporiti, proprietária da loja Bali Design, afirma que o uso de móveis soltos em madeira contrastam com o restante do ambiente, aquecendo o espaço de forma mais aconchegante. A variação de tonalidades e os veios acentuados fazem da madeira um material nobre e requintado. Sofisticação e elegância aliados à durabilidade e resistência fazem da madeira um ótimo material a ser utilizado em móveis e objetos, pontua Roberta.
Ricardo L. Pereira
O designer Ronald Sasson e os empresários Sonia Elias e Wilson Elias, da Ton Sur Ton
RESGATE E MODERNIDADE
A Ton Sur Ton trouxe para Curitiba o Projeto Viés, um novo selo do mobiliário de luxo nacional, criado pelos designers Flavio Franco, Zanini de Zanine e Ronald Sasson, que lança anualmente peças de madeira assinadas. O lançamento do projeto, que aconteceu no Shopping Patio Batel, apresentou seis peças exclusivas, assinadas pelos idealizadores do projeto além de Aida Boal, Zanine Caldas e Jaime Lerner, produzidas em edição limitada. O projeto visa aliar as linguagens do design brasileiro, tanto atuais como as da década de 1950, para colocar no mercado peças que representem a brasilidade. Depois do período de exposição no shopping as peças – com exceção da criação de Jaime Lerner, que será leiloada – serão comercializadas exclusivamente pela Ton Sur Ton, em Curitiba.
Sofá com a estampa Fusca, da Casa Rima – Tecido impermeáve
NOVIDADE NA CASA RIMA
Recém-inaugurada em uma charmosa casa no Batel, a Casa Rima abre as portas em Curitiba trazendo uma novidade para o mercado paranaense de decoração: são os tecidos impermeáveis. Diferente das tradicionais técnicas de impermeabilização utilizadas no mercado atualmente, como aplicação de químicas que demoram a secar, o produto já vem pronto para ser utilizado. Além disso, é possível personalizar a estampa ou mesmo escolher entre as inúmeras opções do catálogo da marca, podendo ser usadas em ambientes internos e externos.