
Cômodo queridinho da casa, a cozinha carrega em cada canto histórias para contar. Afinal, muito além do preparo das refeições, o cômodo é responsável por unir a família e os amigos, relembrar receitas especiais e criar memórias marcantes. Seja moderno, rústico, minimalista, industrial ou colorido, é muito importante que o espaço seja organizado e prático, para que atenda todas as necessidades de quem irá utilizá-lo.
De espaços com metragens reduzidas e integrados a ambientes amplos e espaçosos, alguns detalhes são essenciais para um bom projeto. Segundo a arquiteta Michele Krauspenhar, funcionalidade é a palavra de ordem para as cozinhas. Além de muito espaço para armazenamento, com armários que tornem a utilização mais fácil, a iluminação é outro item muito importante que deve ser levado em consideração na hora de projetar. Seja natural ou artificial, na cozinha uma boa iluminação é fundamental, já que garante a melhor visualização de ingredientes e equipamentos, facilitando o manuseio.
Colocar bancada, fogão e pias próximos é outro fator que facilita as tarefas do dia a dia. Tomadas perto da bancada também são essenciais para o uso de liquidificadores, mixers, batedeiras e outros eletrodomésticos, no entanto, é preciso estar atento para que fiquem distante de áreas com respingos.
Quando o assunto é beleza, as possibilidades no décor são inúmeras, afinal um ambiente versátil não precisa ser sem personalidade. Segundo a profissional,
um bom projeto independe do tamanho do cômodo e com as escolhas corretas é possível alinhar beleza, funcionalidade e praticidade. Confira:
Eduardo Macarios
Projeto Michele Krauspenhar
Marcelo Stammer
Projeto Michele Krauspenhar